Festival de Veneza premia 2 artistas negras pela 1ª vez na história

Enviado por / FonteG1

Vencedoras foram a artista britânica Sonia Boyce e a norte-americana Simone Leigh.

Festival de Veneza premia 2 artistas negras pela 1ª vez na história.

Pela primeira vez em seus 127 anos de história, A Bienal de Veneza, uma das mais importantes exposições internacionais de arte do mundo, concedeu seus principais prêmios a duas mulheres negras na noite deste sábado (23).

Festival de Veneza premia 2 artistas negras

As vencedoras foram a artista britânica Sonia Boyce e a norte-americana Simone Leigh.

Boyce venceu o Leão de Ouro pela melhor participação nacional por sua proposta para o pavilhão do Reino Unido. Na exposição “Feeling Her Way“, ela usa desenhos, fotografias, vídeos e instalações para retratar encontros sociais.

A obra central tem foco na música negra britânica e mostra reuniões de cantoras, que ensaiam e improvisam juntas numa dinâmica de colaboração.

Ao justificar a escolha da premiada, a Bienal elogiou a forma como o som é trabalhado na exposição. “Sonia Boyce propõe outra leitura das histórias através do sônico. Ao trabalhar colaborativamente com outras mulheres negras, ela desvenda uma plenitude de histórias silenciadas”, diz a exposição, em comunicado.

Leigh ganhou o Leão de Ouro de melhor participação por suas obras de escultura, vídeo e performance, que analisam a construção da subjetividade da feminilidade negra. A exposição chamou o trabalho dela de “rigorosamente pesquisado” e “poderosamente persuasivo”.

A Bienal de Veneza também premiou o artista libanês Ali Cherri com o Leão de Prata de jovem participante.

Neste ano, o tema do evento é “The Milk of Dreams” (“O leite dos sonhos”, em tradução livre). Mais de 200 artistas foram convidados e 59 países participam com seus próprios pavilhões. As obras ficarão em exposição até 27 de novembro.

+ sobre o tema

Porque nós, mulheres negras, podemos tudo!

O 9º Latinidades foi importante espaço para visibilizar positivamente...

O abandono e suas heranças

A HERANÇA DO ABANDONO PARA AS MULHERES ABANDONADAS Para quem...

O 1º Fórum Feminismos Negros começou

Aconteceu nesta segunda (05) o primeiro dia do Fórum...

para lembrar

spot_imgspot_img

Aos 76, artista trans veterana relembra camarins separados para negros

Divina Aloma rejeita a linguagem atual, prefere ser chamada de travesti e mulata (atualmente, prefere-se o termo pardo ou negro). Aos 76 anos, sendo...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

‘O que essa tecnologia está fazendo com a história?’: artistas negras apontam viés racista em inteligência artificial

A artista Stephanie Dinkins é pioneira, há muito tempo, na combinação entre arte e tecnologia em seu escritório no Brooklyn. Em maio, ela recebeu...
-+=