Fifa dá aval para árbitro encerrar jogo após racismo

Os árbitros terão aval para encerrar uma partida de futebol quando houver atos de racismo em qualquer campeonato em todo o mundo.

Por: LEANDRO COLON

É o que a Fifa pretende orientar a partir de amanhã, quando termina o encontro do Comitê Executivo, órgão máximo da entidade, em Zurique.

Já está desde ontem com o comitê a minuta a ser votada criando medidas que devem ser tomadas a partir de agora. A Folha teve acesso ao documento, que menciona a aplicação das regras em “âmbito mundial”, ou seja, incluindo o Brasil.

Ao identificar um ato de racismo no estádio, ou ser informado dele, o árbitro deve parar o jogo imediatamente. Se a situação permanecer, os jogadores terão de ir para os vestiários e aguardar por, no máximo, 10 minutos. Caso a manifestação continue, o juiz então terá de cancelar o jogo.

A expectativa é que o comitê aprove por unanimidade a medida, alinhando-a a uma resolução divulgada em maio, no congresso anual da Fifa, que prevê uma série de punições a federações, clubes e torcedores envolvidos com atos de racismo.

Agora, a Fifa quer criar condutas a serem seguidas pelos árbitros para o prosseguimento ou não da partida. O locutor do estádio poderá ser acionado para ajudar, se necessário.

Ainda não havia uma recomendação única. A minuta entregue ao Comitê Executivo menciona o modelo adotado há quatro anos pela Uefa (órgão que dirige o futebol europeu), bem parecido com o que deve ser aprovado agora.

Presente ontem na sede da Fifa, o presidente da Uefa, o ex-jogador francês Michel Platini, disse à Folha que o modelo europeu é um exemplo adequado para ser copiado pelos demais continentes.

“Eu acho que é um bom caminho às vezes ter de interromper definitivamente o jogo”, afirmou. Segundo ele, cabe às entidades definir, em cada caso, o que acontece se o jogo for encerrado.

A Fifa vem intensificando a campanha pelo fim do racismo no futebol. A Copa das Confederações no Brasil foi palco de manifestação dos capitães, que leram em campo textos contra a discriminação.

 

Fonte: Folha de S.Paulo 

+ sobre o tema

Dissecando a Operação Vingança

A política de olho por olho, dente por dente...

Adaptação às mudanças climáticas para população negra 

A agenda de adaptação às mudanças climáticas ficou em...

Ação da ApexBrasil faz crescer número de empresas lideradas por mulheres nas exportações

Para promover mudança é preciso ação, compromisso e exemplo....

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

para lembrar

Ator é vítima de racismo durante espetáculo:’Isso não pode ficar impune’

Uma espectadora interrompeu a peça e deu uma banana No...

Grupo antirracismo critica apoio do Liverpool a Suárez

Um grupo que realiza campanhas contra o racismo no...

Minas registra um novo caso de racismo a cada 22 horas e 16 minutos

Expressivo, número de crimes raciais levados aos tribunais está...

Austrália propõe mudar lei, mas aborígenes querem mudança real

Por: Liz Lacerda Alison Golding tinha 10 anos...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=