O troféu da Copa foi exibido nesta quinta-feira pela Fifa ao ex-presidente da África do Sul e prêmio Nobel da Paz, Nelson Mandela, na fundação que leva seu nome, em Johanesburgo. Nesta sexta, a taça começará um giro por 38 cidades do país no período de um mês, antes do início do Mundial em terras sul-africanas.
“Para nós, era impossível que o troféu chegasse ao país sem, em primeiro lugar, ser exibido a Mandela”, disse, em comunicado, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke. “Nelson Mandela foi um dos arquitetos da Copa, não nos esqueceremos nunca do momento em que a África do Sul conseguiu ser a sede do Mundial”, completou.
Em 2008, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, já havia presenteado Mandela com uma réplica da taça, como recordação ao momento em que o ex-governante sul-africano levantou o troféu, depois da escolha da África do Sul para ser a sede da Copa de 2010.
A taça, de 6,175 kg de ouro, deixou a sede da Fifa em setembro de 2009 e percorreu cerca de 134 mil km por vários países antes de chegar à África do Sul.
Fonte: UOL