Fifa The Best: Marta ganha homenagem especial e vira nome de prêmio

Enviado por / FonteDo ge

Eleita seis vezes a melhor do mundo, a camisa 10 do Brasil batizará o troféu de gol mais bonito no futebol feminino

Jogadora mais premiada pela Fifa, com seis troféus de melhor do mundo entre 2006 e 2018, a brasileira Marta foi homenageada na cerimônia desta segunda-feira, conforme antecipou o blog Dona do Campinho. A camisa 10 do Brasil vai dar nome a um novo prêmio criado pela Fifa, para a autora do gol mais bonito do mundo no futebol feminino.

Aos 37 anos, a brasileira se despediu em 2023 das Copas do Mundo, como a maior artilheira da competição, entre homens e mulheres, com 17 gols marcados em seis edições disputadas.

– É muito difícil subir nesse palco. Eu já venci esse prêmio seis vezes, mas isso aqui é sem dúvida algo muito mais especial, difícil até de encontrar palavras, mas eu quero que assim como eu estou enxergando nessa homenagem, eu quero que todas as mulheres possam também enxergar um futuro promissor.

O Prêmio Marta será a versão feminina do Prêmio Puskas, de melhor gol do ano. Até então, mulheres e homens concorriam juntos, mas em 15 edições, desde 2009, todos os vencedores saíram do futebol masculino. Marta foi a primeira esportista, entre homens e mulheres, a receber uma homenagem semelhante em vida.

– Quero agradecer à Fifa e à comunidade do futebol pela homenagem que estou recebendo em vida, ainda em atividade. E quem sabe, em ano de Olimpíadas, poder jogar ainda mais uma – comentou a craque.

+ sobre o tema

Estupro e consentimento explicados em simples tirinhas

Consentimento no sexo é ignorado o tempo todo, e...

O Mais Ordinário dos Estupros

Neste artigo de Patricia Valério, cuja inspiração é o...

para lembrar

Estupro e consentimento explicados em simples tirinhas

Consentimento no sexo é ignorado o tempo todo, e...

O Mais Ordinário dos Estupros

Neste artigo de Patricia Valério, cuja inspiração é o...
spot_imgspot_img

Epsy Campbell compartilha decálogo de poder e compaixão com líderes negras latino-americanas

Entre a comunidade negra latino-americana (especialmente a feminina), Epsy Campbell é um marco histórico: foi a primeira mulher afrodescendente a chegar a uma Vice-Presidência...

Feminicídio: DF supera quantidade de casos do mesmo período de 2024

O Mapa de Segurança Pública, divulgado nesta quarta-feira (11/6) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, revela que houve uma redução de 25,81% nos casos...

Justiça do Rio condena médico que estuprou mulheres na sala de parto

A Justiça do Rio condenou o médico anestesista Giovanni Quintella Bezerra a 30 anos de prisão, em regime fechado, por estupro de vulnerável contra...