Filme mostra busca por memória negra e indígena na luta pela independência do Brasil

Enviado por / FonteBrasil de Fato

Documentário relembra as lutas que expulsaram os portugueses de Salvador em 2 de julho de 1823

Nesta quinta-feira (4), estreia o documentário “2 de Julho: A Retomada”, que relembra as lutas que consolidaram a Independência do Brasil com a expulsão dos portugueses de Salvador em 2 de julho de 1823. O filme será veiculado às 20h pela TV Educativa da Bahia, que também tem um canal no Youtube. 

No documentário, o líder camponês baiano Joelson Ferreira aparece com lideranças e intelectuais ligados aos movimentos associados às lutas de independência. O objetivo é levantar elementos da memória do 2 de Julho como a dimensão central da participação negra e indígena no processo e a traição às forças populares nos anos que se seguiram.  

A liderança tem papel importante na articulação de movimentos sociais conhecida como Teia dos Povos e na luta pelas comunidades negra e indígena, o que lhe rende o título de Notório Sabernpela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), concedido em 2022. Ele é autor dos livros “Por terra e território” e “As lutas existem pela nossa terra”. 

No trajeto percorrido pelo filme, aparecem as cidades de Itaparica, Cachoeira e Salvador e comunidades em Salinas de Margarida, Valença e Ilheus. Em Arataca, onde residente Joelson Ferreira, está o Assentamento Terra Vista, ligado ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). 

O filme foi dirigido pelo jornalista e antropólogo Spensy Pimentel e pela documentarista Joana Moncau. “Além de enriquecer o debate baiano sobre a participação negra, indígena e popular no 2 de Julho, o objetivo do documentário é contribuir para divulgar fora do estado a enorme dimensão que as lutas de 1822-23 têm para o país”, diz Pimentel. 

Como diz um dos personagens logo no início do filme, afinal, trata-se da verdadeira independência do Brasil”, afirma Pimentel, que é professor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e, há nove anos, trabalha junto às comunidades da região sul da Bahia. 

+ sobre o tema

Alerta falso: Beyoncé não deu à luz uma menina

Ainda não foi dessa vez. Ao contrário do que...

Do Pinheirinho, a maior ocupação da América Latina, à universidade

Em vez dos móveis convencionais, a sala da casa...

Anderson Silva: ‘Quero ser ator’

 Anderson Silva compareceu ao lançamento da campanha da Budweiser,...

para lembrar

Espetáculo ‘Dandara na Terra dos Palmares’ estende temporada no Teatro Sesi Rio Vermelho

Com as sessões esgotadas desde a estreia, “Dandara na...

Beyoncé homenageia as mulheres negras com “Lemonade”, um “álbum-filme”

A estrela americana do pop Beyoncé lançou no fim...

Pela primeira vez na história, “Malhação” terá protagonista negra

Pela primeira vez na história, “Malhação” terá protagonista negra. A...
spot_imgspot_img

Exposições unem artistas de diferentes gerações para resgatar contribuição negra na arte

"Livros sempre mostraram que a nossa história começava a partir da escravização", afirma a curadora Jamile Coelho que ressalta a importância de museus e...

Diálogos sobre a África

A diversidade linguística e cultural da África, suas formas de organização política, suas matrizes científicas, filosóficas e espirituais estão presentes em nosso dia a...

Ilê Aiyê celebrará 50 anos com show histórico na Concha Acústica do TCA

O Ilê Aiyê, primeiro bloco afro do Brasil, vai comemorar seu cinquentenário em grande estilo com um espetáculo histórico na Concha Acústica do Teatro...
-+=