Financial Times: corrupção no Brasil inclui PSDB

Reportagem do jornal britânico Financial Times afirma que a corrupção não pode ser atribuída somente ao PT, mas é um desafio de todo o País; na matéria é citado o suposto esquema de corrupção na compra de trens envolvendo governos tucanos de São Paulo; segundo o veículo, isso “constrange o PSDB, que governa o Estado de São Paulo há 20 anos”; o texto diz que a legenda tucana também está “na berlinda”

No Brasil 247

Uma reportagem do jornal britânico Financial Times publicada nesta segunda-feira (29) afirma que a corrupção não pode ser atribuída somente ao PT, mas é um desafio de todo o País. Na matéria é citado o suposto esquema de corrupção na compra de trens envolvendo governos tucanos de São Paulo. Segundo o veículo, isso “constrange o PSDB, que governa o Estado de São Paulo há 20 anos”. O texto diz que a legenda tucana também está “na berlinda”.

O jornal lembra que, ao publicar reportagens referentes ao Brasil, a imprensa internacional tem dedicado espaço ao esquema de corrupção na Petrobras, o que atinge, principalmente, os partidos da base aliada do governo federal.

“Mas, ainda que receba menos atenção, outro escândalo de longa data envolvendo o sistema ferroviário suburbano de São Paulo também está chegando a um ponto crítico”, diz o jornal.

Conforme a reportagem, a polícia já indiciou 33 pessoas e congelou mais de R$ 600 milhões em ativos de várias empresas do setor ferroviário – entre elas a alemã Siemens e a francesa Alstom – que têm negócios com o Metrô de São Paulo e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Uma das principais lideranças do PSDB em nível nacional, o paulista José Aníbal poderia ter ligação com o esquema, diz a reportagem. O processo está na Justiça.

“A suposta manipulação das propostas para construção de linhas do Metrô de São Paulo e da CPTM são um embaraço para o PSDB, cujo candidato, Aécio Neves, esteve perto de vencer as eleições contra Dilma Rousseff em outubro”.

Segundo FT, “o escândalo ferroviário de São Paulo, que poderia se estender por 15 anos de governos do PSDB entre 1998 e 2013, mostra que a corrupção nos contratos públicos é um problema brasileiro, e não um desafio de apenas de um único partido”.

+ sobre o tema

Tribunais são enviesados contra mulheres e negros e não fazem justiça, diz advogada da OAB

Os Tribunais de Justiça são enviesados e, por isso,...

Em 2025 comemoraremos as mudanças que começam aqui e agora

Em 2025 comemoraremos a primeira década de significativa redução...

O silêncio da mídia diante da denúncia de golpe do fotógrafo brasileiro ganhador do Pulitzer

Dez dias atrás, o fotógrafo Mauricio Lima foi festejado pelos grandes meios...

para lembrar

Por 8 votos a 3, STF proíbe doações de empresas a políticos

Depois de um ano e nove meses, o STF...

Operação conjunta busca prender 24 PMs suspeitos de corrupção no Rio

Um dos detidos é o terceiro oficial na hierarquia...

Cai o terceiro ministro de Temer: Osório, da AGU

Demissão de Fábio Medina Osório, nomeado para a Advocacia-Geral...

Um brinde a sociedade corrupta que reclama da corrupção

Quando a população se sente uma vítima inocente da...

A democracia corroída por dentro

Está evidente que a democracia é um regime político que pode ser corroído por dentro.A celeridade no avanço da chamada minirreforma eleitoral é um exemplo. Numa...

TRE-MT cassa Selma Arruda e suplente por caixa 2 e abuso de poder econômico e determina nova eleição

Senadora do PSL omitiu o correspondente a 72% das despesas de campanha. Ela foi a mais votada para o cargo na eleição passada. Por Pollyana...

Foi-se o tempo

A sociedade brasileira há de cobrar do setor privado a faxina que exige de instituições e figuras públicas Por Flavia Oliveira Do O Globo O adiantado estado...
-+=