“Fiquei totalmente paralisada”, afirma garçonete vítima de lesbofobia em restaurante de BH

“Quando fui pegar a garrafa de cerveja na mesa do casal, o homem tomou da minha mão e disse que não queria que eu o atendesse. Ele estava descontrolado e disse ‘saia da minha mesa’. Eu fiquei totalmente paralisada”. Assim a garçonete Juliana Aparecida Ribeiro da Silva, de 33 anos, vítima de lesbofobia descreve o ato homofobico sofrido por ela na noite de sexta-feira, enquanto trabalhava no Restaurante Chopp da Fábrica, em Belo Horizonte.

Por Tatiana Lagôa, do Hoje em Dia 

Reprodução Facebook

Ela conta que foi chamada pelo menos dez vezes de sapatão pelo casal antes deles se negarem a ser atendidos pela jovem. “Quando eu ouvia eles gritando ‘sapatão’, pensava que era outro assunto. Nem imaginava que pudesse ser comigo”, conta.

Após ouvir dos clientes que não queriam ser atendidos por uma “sapatão”, a profissional pediu ao gerente para que pudesse ficar por um tempo no segundo andar do estabelecimento. O objetivo era esperar a saída dos dois para depois voltar ao posto de trabalho.

“Eu não queria fazer nenhum tipo de bagunça porque gosto de trabalhar lá. O restaurante não tem culpa de ter chegado clientes com essa visão. Preferi me recolher. Mas me senti muito mal. Principalmente quando notei a proporção que tomou e vi a gravidade do que estava envolvida”, relata.

Casada há um ano e meio com uma moça que também trabalha como garçonete, Juliana se diz assustada com o quanto as pessoas estão ficando intolerantes. Apesar de já ter sido ofendida outras vezes na rua, é a primeira que é vítima de preconceito em ambiente de trabalho. “Eu ando nas ruas e as pessoas me julgam pela minha aparência. Mas no trabalho eu nem imaginava. Fiquei sem reação e só conseguia pensar ‘não acredito que isso esteja acontecendo’”, relata.

Enquanto ela não sabia o que fazer, outros clientes incomodados com a homofobia presenciada chamaram a polícia e expulsaram o casal do estabelecimento aos gritos. Quando a polícia chegou, eles já tinham ido embora.

O proprietário do restaurante, Bruno Delli Zotti, lamentou o ocorrido em nota na internet. E à reportagem, disse que a atitude preconceituosa não condiz com a visão do estabelecimento. “Nossos profissionais são escolhidos apenas pela competência e mais nada”, afirma.

 

+ sobre o tema

‘Eu era neonazista até ser presa e me apaixonar por uma negra’

Angela King lembra quando foi a um bar já...

Evento estudantil sofre ‘ataque de intolerância’, segundo organização

A 3ª Semana Cultural do Curso de Direito da...

Skinheads suspeitos de agressão homofóbica em Fortaleza são notificados para depor

Garoto foi agredido em praça em Fortaleza em 'presumido...

Família real britânica terá seu primeiro casamento gay

Primo da rainha Elizabeth II será conduzido no altar pela...

para lembrar

Pai deixou o preconceito no passado e resolveu ir no casamento de sua filha com uma mulher! É muito lindo!

Muitos pais heterossexuais, contam que no início do relacionamento...

O estardalhaço em torno da foto de Fernanda Gentil com a namorada. Por Nathalí Macedo

As prioridades dos conservadores são estranhas. Por Nathali Macedo Do DCM Temos...

Hoje na história, 17 de Maio é dia Internacional contra a Homofobia, Lesbofobia e Transfobia

Transviado. Pervertido. Anormal. Doente. Estes termos utilizados contra os...
spot_imgspot_img

Adolescente é espancada pelo pai na BA e relata que motivo é ela ser lésbica; avó da vítima denunciou homem à polícia

Uma adolescente de 16 anos relatou que foi espancada pelo pai, pelo fato dela ser lésbica. O crime aconteceu na tarde de quarta-feira (9),...

Thais de Paula, lésbica, auxiliar de limpeza consegue na Justiça direito de usar banheiro feminino no trabalho

Caso ocorre em empresa atacadista de Campinas (SP) e Thais de Paula Cyriaco havia sido impedida de entrar no local depois que a aparência...

Dossiê sobre ‘lesbocídio’ aponta que SP é o estado que mais registra morte de lésbicas

Trabalho foi apresentado em Sorocaba (SP), durante palestra sobre 'invisibilidade de mortes de lésbicas no país'. Segundo as pesquisadoras, foram contabilizados 110 'lesbocídios' no...
-+=