Fora da toma – Por: Fernanda Pompeu

Imagina que depois de alguns anos, neste Carnaval, consegui a proeza de saltar fora da minha mesa de trabalho para me distender e me alongar no colo da mamãe Natureza. Tempo providencial para terminar de ler a biografia do Rubem Braga – o príncipe dos cronistas, escrita por Marco Antonio de Carvalho. Também uma oportunidade para fazer o melhor de tudo, ou seja, nada.

Quando recebi o convite, quase recusei. Pois me alertaram que no paraíso de destino, a represa de Ibiúna, não pegavam Wi-Fi, 3G, rádio, satélite. Pergunta: Como assim, ficarei desconectada? Resposta: Sim, ficarás desinformada, descompartilhada, descurtida, descomentada. Fiz as contas: quatro noites e três dias sem internet! Blackout.

No entanto, ando num momento corajoso. Fiz a mochila sem computador, tablet, celular. Fui e fosse o que Deus e o Diabo quisessem. Nos dois primeiros dias tudo correu Love. Sol, sombra, brisa, água fresca e de coco. Lembrei que meu pai, sujeito informado e culto, dava a mínima para o mundo digital. Estaria ele certo?

Mas no terceiro e último dia de santa preguiça e divina natureza, o pernilongo da paranoia me picou, causando a ardência-ansiedade típica de sua mordiscada. Nessa noite briguei com o sono. Vieram os medos: Será que os amigos do Facebook se esqueceriam de mim? Quem sabe aquela renomada Editora teria me enviado uma mensagem pedindo resposta urgente.

Não só isso. Veio a sofreguidão de talvez estar perdendo algumas notícias espetaculares. Exemplos: a proibição de engordar galinhas de forma cruel e artificial. O esfacelamento do império Sarney no Maranhão. Um acordo de paz entre palestinos e israelenses. Zero por cento de mortes nas estradas brasileiras.

Passaria a minha vida lamentando ter perdido essas notícias em primeira mão. No futuro, quando amigas e amigos comentassem suas impressões, meio envergonhadamente, confessaria: Não soube na hora. Estava desconectada. As pessoas então diriam: Que pena! Você perdeu o calor do momento.

Fim do feriado. Entrei em casa, subi correndo as escadas. Antes de desfazer a mochila, liguei o computador. Naveguei por alguns portais, só notícias de Carnaval, iguaizinhas às do ano passado. No Face, ninguém perguntou por mim. Fui para o e-mail, expectativa. Que nada! Só rolou spams.

Fonte: Yahoo

+ sobre o tema

Detenção de Mano Brown exemplifica a mensagem de Cores e Valores

Pedro Paulo Soares Pereira, 44 anos, também conhecido como...

A inteligência de cada um

Estudos mostram que a genética é crucial. Outros fatores...

Últimas tropas de combate dos EUA deixam o Iraque

Segundo redes americanas, tropas deixam o país em direção...

Manifestações livres sobre qualquer assunto

Por Leno F. Silva De novo, mais uma...

para lembrar

Justiça cassa 13 vereadores em São Paulo; advogado diz que lei não proíbe doações

Fonte:UOL - A Justiça Eleitoral de São Paulo cassou...

Procon-SP alerta sobre oferta de produtos nas redes sociais

Cada vez mais usadas como ferramentas para o...

Pastor pede R$ 21 milhões a fiéis para pagar multa da igreja

Com voz chorosa e cabisbaixo, Valdemiro Santiago iniciou...

Maioria acha que Obama não mereceu Nobel

Fonte: Blog Sérgio Dávila - Pesquisa Gallup divulgada hoje confirma...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=