Formação anti-racismo corre sobre rodas na Polónia

O programa educacional anti-racismo preparado na Polónia para a fase final do UEFA EURO 2012, a começar em Junho, conduzido pela associação Never Again, continua a ter um impacto bastante positivo.

Acabou de ser concluído em Varsóvia um bem-sucedido programa piloto, com a duração de um ano, que incluiu a formação de activistas para a Never Again e as instituições educativas de toda a Polónia – escolas, universidades e centro comunitários – responderam em grande número ao apelo para se juntarem ao projecto.

O currículo de formação foi preparado especificamente para o projecto Respeitar a Diversidade, um dos quatro pilares da iniciativa Respeito lançada pela UEFA com vista ao UEFA EURO 2012. O referido currículo destina-se a professores e treinadores desportivos de todos os tipos de escolas e instituições educativas espalhadas por aquele país anfitrião.

Elemento central do programa são os workshops para professores e treinadores, bem como as conferências que visam apoiar as actividades levadas a cabo dentro da sala de aula com vista a analisar o problema do racismo e da diversidade através do futebol.

Todos os participantes da formação receberam material educativo sobre a prevenção da discriminação, do racismo e da xenofobia no desporto. Entre estes materiais encontram-se conselhos sobre como conduzir actividades anti-discriminação nas escolas e outros órgãos educativos. Os workshops centraram-se em questões como as manifestações de racismo e neo-fascismo no desporto e a proibição de símbolos racistas nos estádios polacos.

O programa de formação é reforçado com uma exposição especial sobre aspectos multiculturais do futebol polaco, desenhada pela parceira da UEFA na luta pela erradicação do racismo e da tolerância no futebol, a FARE (rede Futebol Contra o Racismo na Europa) e pela sua organização associada na Polónia, a Never Again, cujo objectivo é promover a tolerância antes do arranque do UEFA EURO 2012. A formação é conduzida por representantes especializados da Never Again.

As sessões de formação são gratuitas. A ideia passa por are usar o poder do futebol dentro das salas de aula para potenciar as capacidades dos professores na educação contra o racismo, apoiando abordagens pedagógicas nesta área. Outro objectivo é o de disponibilizar materiais educativos para os professores utilizarem dentro das suas salas de aula e, dessa forma, passarem com maior eficácia aos seus alunos os ideais culturais e anti-discriminatórios.

Espera-se que o projecto beneficie escolas e professores no desenvolvimento de uma maior tolerância e na formação dos jovens contra a discriminação. Para além disso, encoraja as escolas a serem mais abertas e anti-discriminatórias nas suas atitudes.

 

Fonte: UEFA

+ sobre o tema

para lembrar

Foto racista publicada por revista russa gera polémica

Uma fotografia da editora de uma revista russa, sentada...

Quatro histórias sobre o racismo institucionalizado

Um manual da PM brasileira, os disparates criminosos...

“Eu sou negra e sou bela”: mulheres contando a própria história

Há 15 anos, a IPIB abriu as portas para...

Heraldo Pereira chama Amorim de ex-colega e fala do processo de racismo

  O programa Marília Gabriela Entrevista, exibido no GNT,...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=