Formadores em Relações Etnicorraciais

Curso de formadores em Relações Etnicorraciais tem inscrições abertas

Os interessados no credenciamento de formadores e palestrantes para atuar na área de Relações Etnicorraciais podem se inscrever até o dia 19 de março, das 9h às 17h. Serão formados três blocos de cursos, que serão divididos por módulos.

Estão abertas as inscrições para o credenciamento de formadores e palestrantes para atuar na Secretaria Municipal de Educação e nas Diretorias Regionais de Educação (DREs) na área de Relações Etnicorraciais. Eles devem desenvolver cursos, palestras e produzir artigos para a formação de professores e gestores para esta área e também prestarão assessoria para as diretorias de ensino.

 

Os candidatos devem ter experiência comprovada na área de formação continuada de professores em Educação Etnicorracial e pós-graduação e atuar em cinco áreas: história e cultura africana, literatura e cultura africana e afro-brasileira, educação etnicorracial, educação indígena e cultura, história e literatura latino-americana. Serão formados três blocos de cursos com enfoque no trabalho para Educação Infantil, Ensino Fundamental Ciclo I e Ensino Fundamental Ciclo II. Os cursos serão divididos por módulos, com carga horária de 60 horas.

 

As inscrições serão realizadas até o dia 19 de março, das 9h às 17h, na rua Doutor Diogo de Faria, 1.247, 2º andar, sala 306, Vila Clementino. No momento da inscrição, os interessados devem apresentar, dentre outros documentos, cópias do RG, CPF, comprovantes de situação cadastral do CPF e de endereço, currículo atualizado, cópias de diplomas ou certificados de formação. A lista completa dos documentos exigidos foi publicada no Diário Oficial da Cidade do último dia 3 de março, nas páginas 142 a 144.

 

A Educação Etnicorracial se pauta, em primeiro lugar, na implementação das Leis nºs 11.645/08 e 10.639/03, que determinam a inclusão das temáticas História e Cultura Afro-Brasileiras, Africanas e Indígenas no currículo oficial da rede de ensino e no investimento no combate à discriminação étnica nas unidades escolares.

+ sobre o tema

Prouni: convocados da lista de espera devem entregar dados até sexta

O prazo para os pré-selecionados na lista de espera para...

Saiba como se cadastrar para o Pé-de-Meia Licenciaturas

Os estudantes de cursos de licenciatura na modalidade presencial,...

para lembrar

Brasileiro estuda mais e brasileiro pobre é maioria nas universidades

A participação dos 20% mais pobres da população brasileira...

Pesquisa premiada nos EUA

A astrônoma brasileira Marcelle Soares-Santos recebeu o Prêmio Alvin...

Programa Erasmus oferece bolsas integrais na Europa

O Erasmus, programa promovido pela União Europeia para fomento a...

Não é ‘ideologia de gênero’, é educação e deve ser discutido nas escolas, diz pesquisadora

Pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar),...
spot_imgspot_img

Inscrições abertas para cursos de mestrado e doutorado gratuitos da UnB

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da Universidade de Brasília (UnB), que visa preencher 33 vagas no mestrado e 40 no doutorado...

Prouni: convocados da lista de espera devem entregar dados até sexta

O prazo para os pré-selecionados na lista de espera para bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2025 entregarem os documentos para...

Fundo Baobá e B3 Social lançam nova edição de edital de bolsas no exterior para estudantes negros

O Baobá - Fundo para Equidade Racial, com apoio da B3 Social, lança a segunda edição do Programa Black STEM, iniciativa que concederá 3...
-+=