Formadores em Relações Etnicorraciais

Curso de formadores em Relações Etnicorraciais tem inscrições abertas

Os interessados no credenciamento de formadores e palestrantes para atuar na área de Relações Etnicorraciais podem se inscrever até o dia 19 de março, das 9h às 17h. Serão formados três blocos de cursos, que serão divididos por módulos.

Estão abertas as inscrições para o credenciamento de formadores e palestrantes para atuar na Secretaria Municipal de Educação e nas Diretorias Regionais de Educação (DREs) na área de Relações Etnicorraciais. Eles devem desenvolver cursos, palestras e produzir artigos para a formação de professores e gestores para esta área e também prestarão assessoria para as diretorias de ensino.

 

Os candidatos devem ter experiência comprovada na área de formação continuada de professores em Educação Etnicorracial e pós-graduação e atuar em cinco áreas: história e cultura africana, literatura e cultura africana e afro-brasileira, educação etnicorracial, educação indígena e cultura, história e literatura latino-americana. Serão formados três blocos de cursos com enfoque no trabalho para Educação Infantil, Ensino Fundamental Ciclo I e Ensino Fundamental Ciclo II. Os cursos serão divididos por módulos, com carga horária de 60 horas.

 

As inscrições serão realizadas até o dia 19 de março, das 9h às 17h, na rua Doutor Diogo de Faria, 1.247, 2º andar, sala 306, Vila Clementino. No momento da inscrição, os interessados devem apresentar, dentre outros documentos, cópias do RG, CPF, comprovantes de situação cadastral do CPF e de endereço, currículo atualizado, cópias de diplomas ou certificados de formação. A lista completa dos documentos exigidos foi publicada no Diário Oficial da Cidade do último dia 3 de março, nas páginas 142 a 144.

 

A Educação Etnicorracial se pauta, em primeiro lugar, na implementação das Leis nºs 11.645/08 e 10.639/03, que determinam a inclusão das temáticas História e Cultura Afro-Brasileiras, Africanas e Indígenas no currículo oficial da rede de ensino e no investimento no combate à discriminação étnica nas unidades escolares.

+ sobre o tema

Preconceito nos livros

O preconceito é uma característica comum dentro na...

Lei torna obrigatória a notificação de casos de bullying no Rio

Os casos de bullying e de violência contra...

Para Haddad, falhas em questões do Enem estarão na ‘taxa de tolerância’

Gabarito oficial do Exame deve ser divulgado nesta terça-feira...

ProUni 2011: Inscrições Começam em 19/01

As inscrições para o Prouni 2011 – Programa...

para lembrar

MEC divulga datas para inscrições no Sisu. Veja as datas

O ministério afirma que haverá três chamadas subsequentes após...

Prazo de matrícula dos aprovados no Sisu termina nesta quinta

O prazo de matrícula dos cerca de 16 mil...

Aluno que fizer reforço de matemática receberá R$ 50 em SP

Estudantes que frequentarem aulas de reforço de matemática em...

Faculdades promovem mudanças por Copa e Olimpíadas

Anderson Dezan, iG Rio, e Marina Morena Costa, iG...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu território cerca de 4 milhões de pessoas africanas escravizadas (IBGE, 2000). Refletir sobre a formação...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=