FORTALEZA: Cultura e Consciência Negra no CCBNB

Fonte: Farol Comunitário –

Debates, documentário e oficina marcam Dias Nacional da Cultura e da Consciência Negra no CCBNB.

A partir do próximo dia 3 o Centro Cultural do Banco do Nordeste realiza atividades alusivas aos dias Nacional da Cultura Negra (5) e da Consciência Negra (20) em Fortaleza no Ceará.

 

Os convidados são os professores, Henrique Cunha Júnior e Norval Cruz.

 

Em foco as discussões da influência da cultura negra no Brasil, o racismo nas relações pessoais e profissionais e as marcas da cultura negra no Ceará.

 

Uma oficina apresenta as culturas de arkhé, onde o corpo é centralidade de tudo. Com ritmos africanos ou da diáspora (samba, salsa, rumba, samba-chula, reggae, samba de roda, maracatu, jongo, samba de prato, samba de roda) e documentários sobre a obra de Darcy Ribeiro, completam a programação.

A Cultura de Matriz Africana no Ceará


Apresentar alguns conceitos da ancestralidade africana e suas relações com a história da cultura negra no Ceará será a temática desenvolvida pelo professor Henrique Cunha nesta edição do programa Troca de Idéias, tendo como debatedor o professor Norval Cruz. A discussão será mediada ainda pela evidência de cenas de racismo existente nas relações pessoais e profissionais e por imagens que constatam a influência da cultura negra no cotidiano do cearense. Ainda na pauta da conversa está a lei 10.639/03, que trata da obrigatoriedade da cultura de matriz africana na grade curricular das escolas. 90min.


Homenagem ao Dia da Consciência Negra (20 de Novembro)

Dia 03 de novembro, terça-feira, 18h30

Convidados: Professor Henrique Cunha Junior, livre-docente pela USP, doutor pela UFC e presidente do Núcleo de Africanidades do Ceará; e professor Norval Cruz, mestre em Educação e diretor da Associação África em Mim


Homenagem ao Dia Nacional da Cultura (05 de Novembro)

 

Questionar a centralidade e a suficiência do próprio conceito de Nação para pensar o mundo, sugere a inadequação da noção usual da dinâmica de um mundo globalizado e da associação imediata e exclusiva entre lugar, cultura e identidades. Estas questões devem alimentar uma reflexão neste Troca de Idéias sobre as interconexões na formação da nossa cultura brasileira. 90min.


Cultura Brasileira: Identidades em Trânsito


Dia 05 de novembro, quinta-feira, 18h30

Apresentador: Thiago Themudo

 

ARTE E HISTÓRIA EM DOCUMENTO (Documentários)

O antropólogo Darcy Ribeiro (1922-1997) foi um dos maiores intelectuais brasileiros do século XX. Esse DVD duplo traz a premiada série baseada na obra-prima de Darcy, O Povo Brasileiro, em que o autor responde à questão “quem são os brasileiros?”, investigando a formação do nosso povo. Com imagens captadas em todo o Brasil, material de arquivo raro e depoimentos, O Povo Brasileiro é indispensável para educadores, estudantes e todos os interessados em conhecer mais sobre o nosso País. O filme é divido em 10 subtítulos, cada um deles com 26 minutos de duração, que serão exibidos em três blocos distintos: bloco 1 (Matriz Tupi, Matriz Lusa, Matriz Afro e Encontros e Desencontros), bloco 2 (Brasil Crioulo, Brasil Sertanejo e Brasil Caipira) e bloco 3 (Brasil Sulino, Brasil Caboclo e Invenção do Brasil). Direção de Isa Grinspum Ferraz. Classificação: livre.


Homenagem ao Dia Nacional da Cultura (05 de Novembro)

ccbnb_2
O Povo Brasileiro

ccbnb_3
Dia 05, quinta-feira, 10h15 (bloco 1), 14h15 (bloco 2) e 16h15 (bloco3)

CCBNB/Divulgação

 

OFICINA DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA (Oficinas)

A oficina apresenta as culturas de arkhé, onde o corpo é centralidade de tudo. Tudo parte do corpo, o corpo é sempre referência. Em todos os rituais, o corpo está presente. O sensível prevalece no ritual e tudo é movimento. Com ritmos africanos ou da diáspora (samba, salsa, rumba, samba-chula, reggae, samba de roda, maracatu, jongo, samba de prato, samba de roda etc), os corpos com os movimentos da dança africana sempre são “quebrados”, os joelhos estão sempre fletidos, num sentimento de estar mais próximo da Mãe-Terra. Inscrições: a partir do dia 10, na recepção do CCBNB. Nº de Vagas: 25. Carga-horária: 12 horas-aula.


Homenagem ao Dia da Consciência Negra (20 de Novembro)
Dança Africana
Dias 24, ter, 25, qua, 26, qui, e 27, sex, 14h às 17h
Instrutor: Norval Cruz

 

CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE – FORTALEZA
Rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – Fortaleza – Ceará – CEP: 60025-130
Fone (85) 3464.3108 – Fax (85) 3464.3177

Matéria original

+ sobre o tema

Pra cima com o esforço, moçada

Não sei em qual momento a ideia do esforço...

Proposta sobre ‘cura gay’ é aprovada em comissão presidida por Feliciano

Sob o comando do deputado federal Marco Feliciano...

SPM prorroga, até 30/8, inscrições para o Pró-Equidade de Gênero e Raça

Empresas e instituições privadas e públicas que promovem...

O Movimento Negro e o Pacto Nacional – por Sérgio São Bernardo

A presidenta Dilma anunciou medidas de peso em...

para lembrar

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle Franco e Anderson Borges, parece estar chegando a um final, pelo menos em relação aos...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo da meninade joelho num surrão. Grita ao vento seu nomeComo se quisesse dizerQue mulher tem que...
-+=