Fórum quer ensino integral para erradicação do trabalho infantil

Fonte: O Educacionista

Gilberto Costa

Brasília – A Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançam nova campanha contra o trabalho infantil. A campanha que será veiculada no rádio e na televisão a partir de hoje (3) reforça a importância da escola na infância e tem como tema Com Educação Nossas Crianças Aprendem a Escrever um Novo Presente, Sem Trabalho Infantil.

Desde a segunda metade da década de 1990, o país mantém cerca de 97% das crianças e adolescentes de 7 a 14 anos na escola. Para o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, a campanha quer ir além e visa a melhoria da qualidade da educação e a adoção de ensino integral para que as crianças não trabalhem no contra-turno escolar.

“O acesso a uma educação integral e de qualidade é a resposta direta e adequada para encerrar esse ciclo perverso que afeta milhões de crianças e adolescentes brasileiros”, diz a nota de divulgação da campanha.

Segundo a secretária-executiva do fórum, Isa Oliveira, a campanha é “para que os gestores públicos, as famílias e a sociedade entendam que a prioridade para essa faixa etária é a escola e de preferência a educação em tempo integral”.

Há cerca de 2,5 milhões de crianças e adolescentes menores de 15 anos trabalhando no Brasil. De acordo com o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, o número de menores trabalhando reduziu cerca de 50% entre 1992 e 2002, quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começou a verificar o fenômeno. De lá para cá a redução “se deu de forma muito lenta e injustificável”, aponta Isa Oliveira.

A secretária-executiva do fórum chama atenção para as diversas formas de exploração no campo e na cidade, especialmente nas Regiões Sul e Nordeste. Segundo ela, além da situação socioeconômica, há uma explicação cultural para o uso da mão de obra infantil. “Justifica-se o trabalho infantil dizendo que é bom que a criança trabalhe logo para ela se tornar responsável.”

Essa justificativa, no entanto, só é usada para as crianças e adolescentes das classes sociais de baixa renda. “Paradoxalmente os filhos dos ricos ingressam cada vez mais tarde no mercado do trabalho às vezes depois do mestrado e os filhos dos pobres cada vez mais cedo.”

Isa Oliveira assinala que “o trabalho infantil reproduz pobreza e exclusão social”.

O lançamento da campanha foi realizado na Câmara dos Deputados em Brasília. Segundo a secretária-executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, há projetos em tramitação no parlamento (em especial, a Proposta de Emenda à Constituição nº 191) que podem reduzir a idade de ingresso no mercado de trabalho. “Se o Congresso aprovar estará na contra-mão do movimento mundial em favor das crianças e dos adolescentes”, alerta.

A campanha lançada hoje marca a passagem do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil e do Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil (ambos em 12 de junho) e também dos dez anos que o Brasil adotou a Convenção nº 182 da OIT, sobre a proibição de trabalho infantil.

 

Matéria original: Fórum quer ensino integral para erradicação do trabalho infantil

+ sobre o tema

Estudantes têm até esta sexta-feira (14) para se inscrever no Enem

Termina nesta sexta-feira (14) o prazo para inscrições no Exame...

Harvard lança mais de 100 cursos gratuitos e legendados em português

Os cursos disponíveis são divididos nas áreas a seguir. Artes...

Inscrições no Enem 2024 são prorrogadas até 14 de junho

As inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)...

para lembrar

Enem 2010 deve ser no final do mês de outubro,por causa das eleições

A data provável do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)...

Onde estão os heróis negros na História do Brasil?

A resistência de Palmares nos remete a inúmeras reflexões....

Jovem paraense vence concurso de história nos EUA

Uma estudante paraense, que mora atualmente na cidade de...

Primeiros cotistas da Uerj refletem o sucesso do programa, 15 anos depois

Quando foi aprovada no vestibular de psicologia, Josilene de...
spot_imgspot_img

Termina hoje (14) prazo para inscrição no Enem

Termina hoje (14) o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro...

Estudantes têm até esta sexta-feira (14) para se inscrever no Enem

Termina nesta sexta-feira (14) o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro...

Harvard lança mais de 100 cursos gratuitos e legendados em português

Os cursos disponíveis são divididos nas áreas a seguir. Artes e Design; Negócios e Gestão; Ciência da Computação; Ciência de Dados; Ciência e Engenharia; Ciências Sociais; Desenvolvimento Educacional e Organizacional; Humanidades; Matemática e...
-+=