ONU contesta governo sobre homicídios no país

Fonte: Diário de Pernambuco –



Genebra – A ONU rejeita os números apresentados pelo governo brasileiro indicando queda de 20% nos índices de homicídios no país, no período de 2002 a 2007. Ontem, o relator da ONU contra assassinatos sumários, Phillip Alston, afirmou ter “sérias dúvidas sobre a credibilidade” dos números mostrados. A Anistia Internacional, por sua vez, denunciou ontem que a polícia continua matando no Brasil e que não há qualquer mudança para lidar com a impunidade.

O Conselho de Direitos Humanos da ONU reuniu-se ontem para ouvir o relato de Alston, que em 2007 fez uma viagem pelo Brasil para avaliar a situação. Os dados apresentados pelo governo apontam que, naquele período, o número de homicídios no país caiu 20%. “Tenho sérios motivos para colocar em dúvida essa queda”, disse Alston em uma conferência para a imprensa internacional. “O que acreditamos que está ocorrendo é apenas uma nova classificação dessas mortes, para que não haja o perigo delas serem registradas como homicídios”, disse.

Na opinião dele, uma das “aberrações” no Brasil é a possibilidade de os policiais poderem classificar mortes como “autos de resistência”. “Policiais alegam que podem atirar caso um suspeito resista a uma prisão. Os casos são simplesmente fechados e não há investigação”, disse. “Não temos nenhuma confirmação de fontes independentes de que essa queda de fato esteja ocorrendo. Muito pelo contrário”, complementou.

Dados da Anistia Internacional apontam que, em 2008, 400 casos de “atos de resistência” tenham sido registrados em São Paulo, além de mais de 1,1 mil no Rio de Janeiro.

Envolvimento – Em seu relatório, já publicado no final do ano passado, a ONU alerta que uma parcela da polícia no Brasil faz parte do crime organizado, é corrupta e os abusos cometidos não são punidos. “O Brasil tem um dos mais elevados índices de homicídios do mundo, com mais de 48.000 pessoas mortas a cada ano”, alerta o documento, baseado em dados de 2007. De acordo com o relatório, a taxa de homicídio é principal causa de morte entre jovens de 15 a 44 anos.

A constatação é de que as políticas de segurança não estão dando resultados. Para piorar, Alston constata que a política está intimamente envolvida com o crime e que conta com um esquema de proteção para evitar serem investigados pelos assassinatos.

Outra conclusão do documento é alarmante: viver sob o julgo das milícias formadas por policiais é tão perigoso como viver diante do crime organizado. Alston admite que o crime organizado “controla comunidades inteiras” no Brasil e impõe sua própria lei em algumas regiões.

 

 

Materia original: ONU contesta governo sobre homicídios no país

+ sobre o tema

Duas médicas explicam porque aceitaram o Mais Médicos

Duas médicas do grupo de 45 profissionais que passará...

Fármaco brasileiro mostra bons resultados contra anemia falciforme

Por Karina Toledo Agência FAPESP – Um fármaco...

Maria da Ilha, um retrato da catarinense Antonieta de Barros em crônicas

Professora e política, ela também fundou jornais e escreveu...

Vamos para onde os brasileiros não vão, diz cubano vaiado por médicos

Um dos médicos cubanos vaiados na noite de...

para lembrar

Brasil finalmente considera mulheres negras em documento para ONU

Finalmente o governo brasileiro inicia um caminho para a...

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Brasil finalmente considera mulheres negras em documento para ONU

Finalmente o governo brasileiro inicia um caminho para a presença da população afrodescendente no processo de negociação de gênero na Convenção-Quadro das Nações Unidas...

Fórum da ONU em Genebra discute desenvolvimento econômico dos negros

No terceiro dia do 3º Fórum Permanente de Pessoas Afrodescendentes, promovido pela ONU, em Genebra, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, destacou a importância...

Instituto Geledés promove evento sobre empoderamento econômico para população negra

O Geledés – Instituto da Mulher Negra realizou nesta quarta-feira (17) evento paralelo ao Fórum Permanente de Pessoas Afrodescendentes que acontece na sede das Nações...
-+=