França acolhe exposição dedicada à editora Présence africaine

Fonte: Angola Press –

 

Paris – A exposição consagrada à Editora “Présence africaine”, criada pelo escritor e homem de cultura senegalês Alioune Diop, iniciou-se segunda-feira à noite no Museu do Quai Branly, em Paris, na presença da sua viúva, Yandé Christiane Diop, constatou a PANA no local.

 

Denominada “Presença Africana, uma Tribuna, um Movimento, uma Rede”, a exposição relata 50 anos da história literária e cultural afroantilhana, da criação da revista “Présence africaine” em 1947 até agora, passando pela mutação desta para Editora em 1949.

 

“Um dos desafios desta exposição é precisamente lembrar ao público que, nos anos 60, foi criado um corpo de textos de literatura africana e antilhana graças à Présence africaine. A revista, depois Editora, foi um local que dava voz aos intelectuais negros”, declarou à PANA a comissária desta exposição, Sarah Frioux-Salgas.

 

A exposição, que durará até 31 de Janeiro de 2010, apresenta ao público obras publicadas em Présence africaine por célebres escritores negros, fotografias e testemunhos sonoros de contemporâneos de Alioune Diop ainda vivos.

 

Os visitantes poderão, por outro lado, acompanhar uma curta metragem realizada durante o primeiro Festival Mundial das Artes Negras (FESMAN) organizado em 1966 em Dakar, no Senegal.

 

“Parece-nos essencial sublinhar o papel importante desempenhado nesta época por Alioune Diop que era relativamente pouco conhecido do grande público em relação aos seus ilustres companheiros como Césaire, Senghor ou Damas”, acrescentou a comissária da exposição.

 

Instalada há 50 anos no mesmo endereço, na quinta autarquia de Paris, Présence africaine prossegue as suas actividades editoras, apesar da morosidade que afecta todo o sector em França.

Matéria original

+ sobre o tema

Os bastidores da Resolução 196/1996 e as cobaias humanas

Em “Tributo ao dr. Adib Jatene, um humanista de...

Transplante pode curar anemia falciforme

Doença genética é uma das mais frequentes no Brasil;...

Mulher negra ainda encontra dificuldades no acesso à saúde

Por Fernando Pivetti - [email protected] Na Faculdade de Direito (FD) da USP,...

para lembrar

Ajude os povos de Altamira

Nós, periféricos da cidade mais violenta da Amazônia, a...

Museu do Índio: Violência e prisões marcaram ação da PM durante despejo

Reintegração, que ocorreu nesta segunda-feira (16), terminou com...

Riscos e cuidados ao usar pomadas modeladoras para fixar tranças

Aplicar uma pomada modeladora para trançar os cabelos ou fazer baby...

Índios poderão ter direito a nome de sua etnia em documentos

A população indígena do Brasil poderá conquistar o direito...
spot_imgspot_img

Mulheres negras são quase o dobro de vítimas de câncer agressivo, diz estudo do Inca

Um estudo do Instituto Nacional do Câncer (Inca) divulgado nesta terça-feira (1º) em um evento na sede em Vila Isabel, na Zona Norte do...

Carreta do programa Mulheres de Peito realiza exames gratuitos de mamografia em Jacareí; confira

A carreta móvel do Programa Mulheres de Peito realizará atendimentos em Jacareí a partir desta segunda-feira (30), com exames gratuitos de mamografia para as mulheres. Os exames...

Geledés – Instituto da Mulher Negra promove hoje na ONU debate sobre questões raciais e governança global

Tendo como mediador seu assessor internacional, Gabriel Dantas, o Geledés realiza hoje um evento paralelo durante a 57ª sessão do Conselho de Direitos Humanos....
-+=