10 de Novembro – Dia do Monitoramento da Mídia Global

 

O Projeto de Monitoramento da Mídia Global 2009-2010 junta ativistas e investigadores em uma rede global extraordinária, dedicada a documentar e mudar padrões de representação nas notícias. Hoje, mulheres e homens de várias partes do mundo estarão mobilizados no processo de monitoramento da mídia global.

Este projeto começou dez anos atrás, quando pessoas em mais de 70 países do mundo monitoraram seus meios de comunição no 18 de janeiro do 1995. Cinco anos mais tarde, no primeiro dia de fevereiro do 2000, um segundo estudo global ocorreu. Cada estudo demonstrou o poder do esforço coletivo em uma causa comum, que é o de monitorar a representação das mulheres nas notícias mais importantes do dia.

Os resultados foram utilizados em muitas maneiras – para ilustrar padrões globais no conteudo das notícias, para destacar a falta persistente das mulheres na mídia nacional, para promover o diálogo entre ativistas e trabalhadores dos meios de comunicação, e muito mais.

Este projeto incentiva as pessoas a trabalharem em prol dos direitos da mulher e da equidade de gênero, visa documentar e incidir para alterar os padrões de representação da mulher nas notícias e na eliminação dos estereótipos sexistas que tanto exacerbam as desigualdades de gênero.

A coordenação geral do projeto 2009-2010 está sob a responsabilidade do Programa de Justiça de Gênero e Mídia da WACC (World Association for Christian Communication), com sede em Toronto, Canadá. No Brasil a coordenação do monitoramento está a cargo da Universidade Metodista de São Paulo, Grupo de Estudos de Gênero e Religião Mandrágora/NETMAL, Rede Mulher de Educação e a Associação Mulheres pela Paz.

 

+ sobre o tema

para lembrar

Depois das Grades – As cicatrizes de quem passou pelo Carandiru

Carandiru é o maior complexo penitenciário que já existiu...

552 vagas de aprendiz no curso de aprendizagem industrial – SABESP

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de...

Ensino religioso em escolas públicas pode gerar discriminação, avalia professor

Fonte: O Dia Online -     São Paulo - O ensino...

Cozinhar decepções políticas é uma arte aprendida na luta

Por:Fátima Oliveira Cozinhar decepções políticas requer fidelidade aos princípios que...
spot_imgspot_img

Comissão Arns apresenta à ONU relatório com recomendações para resgatar os direitos das mulheres em situação de rua

Na última quarta-feira (24/04), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns, em parceria com o Movimento Nacional...

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o meio ambiente e a violência contra jornalistas na Amazônia é o objetivo do estudo Fronteiras da Informação...

Brasil registrou 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023, diz relatório da Anistia Internacional

Um relatório global divulgado nesta quarta-feira (24) pela Anistia Internacional, com dados de 156 países, revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões...
-+=