Frente considera programa de cotas paulista ‘preconceituoso e equivocado’

Manifesto destaca que “medidas como as apresentadas agora não só expõem a face racial da elite paulista, mas também evidenciam o descompasso entre o governo estadual e os movimentos sociais organizados”

Por: Jorge Américo e José Francisco Neto

A Frente Pró-Cotas, formada por dezenas de organizações sociais, divulgou manifesto em repúdio ao Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior Público Paulista (Pimesp), lançado nesta quinta-feira (20) pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). O programa tucano deverá começar a ser implantado a partir de 2014, caso as universidades concordem com a proposta. 

O projeto de Alckmin pretende reservar 50% das vagas a estudantes de escolas públicas que passarem por uma etapa intermediária. Das vagas reservadas, 35% podem ser destinadas a negros, pardos e indígenas.

Somente aqueles que tiverem aproveitamento de 70%, ao término de dois anos de estudo, poderão ingressar nas universidades estaduais (USP, Unesp e Unicamp) ou na Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec).

No entanto, essa etapa intermediária é criticada pelos movimentos que compõem a Frente Pró-Cotas. Eles entendem que essa proposta do governo paulista retoma a ideia “de que estudantes cotistas podem diminuir a qualidade das universidades”. E que essa forma é “preconceituosa e equivocada”.

“Vários estudos apontam que a adoção de cotas raciais diretas e imediatas é o único meio capaz de mudar o perfil monocromático e elitista das universidades públicas em curto e médio prazo. Medidas como as apresentadas agora não só expõem a face racial da elite paulista, mas também evidenciam o descompasso entre o governo estadual e os movimentos sociais organizados”, diz trecho do manifesto.

Em 2006, pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) constatou que a média dos cotistas foi semelhante ou maior que a dos demais estudantes em 34 de 56 cursos.

 

 

Fonte: Brasil de Fato

+ sobre o tema

O racismo inverso existe e precisa ser combatido

Mais uma vez falando sobre racismo, mas dessa vez...

Está na moda ser preto, desde que você não seja preto

É bem comum encontrar nas redes sociais algumas pessoas...

para lembrar

O racismo inverso existe e precisa ser combatido

Mais uma vez falando sobre racismo, mas dessa vez...

Está na moda ser preto, desde que você não seja preto

É bem comum encontrar nas redes sociais algumas pessoas...
spot_imgspot_img

Justiça para Herus, executado em festa junina no Rio

Não há razão alguma em segurança pública para que Herus Guimarães Mendes, um office boy de 23 anos, pai de uma criança de dois...

Em tempos de cólera, amor

Planejei escrever sobre o amor numa semana mais que óbvia. Eu adoro esta data capitalista-afetiva que é o Dia dos Namorados. Gosto que nossa...

Lula sanciona lei de cotas para negros em concurso e eleva reserva de vagas para 30%

O presidente Lula (PT) sancionou nesta terça-feira (3) a prorrogação da lei de cotas federais, que passa a reservar 30% das vagas para pretos e pardos em concursos...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.