Frente de alunxs do colégio PedroII discute gênero, etinicidade, politica e sociedade

Desde sempre tive uma admiração muito grande pelo Colégio Pedro II, lugar que sempre quis estudar.

Enviado para o Portal Geledés

A instituição, desde sua criação, pretendia através da formação de uma elite nacional formar uma gama de políticos e intelectuais da alta administração pública. E essa proposta educacional reverbera até hoje no ensino e ações do CPII. A exemplo temos a adoção do “X” para suprimir gênero em termos, como já era utilizado nos movimentos feministas e LGBTs. A iniciativa incrível é uma das concretizações das implementações dos planos de estudos determinados desde a fundação.
Outra inciativa foi o evento « Fela Kuti: Afrobeat e a Resistência Negra », promovido pelo Grêmio CPII Humaitá junto a professores e a Frente de Negrxs Lélia Gonzalez (frente negrx de alunxs da unidade) e é um desdobramento da mobilização dxs alunxs a favor de um estudante que sofreu racismo durante uma partida de futebol na escola.

Estive lá na semana passada, quinta-feira 17/09, por indicação de Iara Cassano. Na primeira mesa estava Pedro Rajão, produtor cultural e diretor do documentário Anikulapo. No intervalo entre uma mesa e outra, compartilhei com xs estudantes uma oficina de turbantes e ali conversamos muito sobre apropriação cultural, autoestima e belezas. Foi lindo ver o interesse e atenção dx meninxs empenhadxs a descobrirem os outros “eus”. Como é sensível elxs se tocarem e se permitirem tocar pelo outro, se admirarem… e admirarem o outro. Estavam radiantes. Num segundo momento foi chegada a hora da mesa onde palestramos eu e a antropóloga Nathalia Oliveira.

O tema foi: “A luta política de Fela Kuti: pan-africanismo, antiautoritarismo e resistência negra.” Pensar na luta política de Fela é entender de onde veio, por onde se desdobrou, por qual caminho se deu e por quais se mantém: Funmilayo, mae de Fela, lutou pelos direitos de mulheres na Nigéria e em África e primeira mulher negra a dirigir um carro no país. Sandra Smith (Isidore), Panteras Negras, influenciou a luta apresentando o movimento Black Power, Malcom X e outros pensadores negros. The Queens, se tornaram parceiras de Fela em corpo pleno e faziam o Afrobeat cumprir seu papel político, espiritual, resistencial e transcendental. Mulheres de Kalakuta, nao sei dizer quantas eram, quem eram, mas se estavam ali é porque eram.

E foi sentindo-se em casa, sem ambições acadêmicas, que a mesa se fez. Uma relação horizontal que nos permitiu pensar sobre o movimento Afrobeat que existe no funk, no sambam nas culturas populares e no protagonismo feminino que os acompanha. É impagável observar que tudo aquilo que pretendia ser um canal de informação, se verte em troca voluntária e fortalecimento da educação.

NOTA : A Reitoria do Colégio Pedro II emitiu Nota Pública destinada à comunidade escolar e à sociedade em geral acerca do o uso da letra “x” para suprimir a designação de gênero em substantivos.

 

Gessica Justino
Bailarina e pesquisadora de em cultura popular. É educadora no Projeto Afrobetizar. Gessica é também produtora do Coletivo Obá.

Fotos enviadas ao Portal Geledés.

 

** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

 

 

+ sobre o tema

Como funciona o programa Pé-de-Meia e como sacar o primeiro pagamento

Estudantes que concluíram um dos três anos do ensino médio...

UFRB amplia para 40% a reserva de vagas para negros(as) em concursos para docentes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) dá...

Estudantes de licenciatura podem se cadastrar para concorrer a bolsas

Os novos alunos matriculados em cursos de licenciatura presenciais em 2025 que foram...

para lembrar

Inscrições abertas para compor banco de itens do Saeb

As inscrições para credenciamento de colaboradores interessados em compor...

Fies mira futuro e elimina fiador

Larissa Leite Paulo de Araújo/CB/D.A Press...
spot_imgspot_img

Saiba como se cadastrar para o Pé-de-Meia Licenciaturas

Os estudantes de cursos de licenciatura na modalidade presencial, que cumprem os requisitos para serem beneficiados pelo Pé-de-Meia Licenciaturas, devem concluir a inscrição no programa...

Chance de faculdade para jovem de classe média-alta é mais que triplo da registrada por pobre

A probabilidade de um jovem de classe média-alta cruzar a barreira do ensino médio e ingressar em uma universidade é mais que o triplo da registrada...

Como funciona o programa Pé-de-Meia e como sacar o primeiro pagamento

Estudantes que concluíram um dos três anos do ensino médio regular em escola pública em 2024 poderão sacar R$ 1 mil do programa Pé-de-Meia, do governo...
-+=