Fundação Palmares devolve homenagem a excluídos na gestão de Sérgio Camargo

Instituição também aceitará sugestões de novas inclusões, além de ter instituído um grupo de trabalho para ampliar o rol de personalidades negras homenageadas

FONTECorreio Braziliense, por Ândrea Malcher
Atriz Zezé Motta volta à lista de homenageados do portal da Fundação Palmares - Foto: Anderson Barros

A Fundação Palmares devolveu, nesta quinta-feira (27/4), o nome de diversas personalidades à lista de homenageados negros do portal do órgão que foram excluídos na gestão de Sérgio Camargo. Na portaria revogada no dia 3 de abril pelo novo presidente da instituição, João Jorge Rodrigues, as regras para a seleção estabelecia que as citações honrosas deveriam ser somente póstumas.

A seleção presente no portal da Palmares lista homens e mulheres negras, brasileiros ou estrangeiros, que contribuíram significativamente para diversos setores da sociedade, como artes, política, ciência e esporte. No rol de nomes notáveis, é possível acessar uma pequena biografia.

Voltam a compor a lista nomes como Alaíde Costa, Conceição Evaristo, Elza Soares, Emanoel de Araújo, Gilberto Gil, Givânia Maria da Silva, Janete Rocha Pietá, Jurema da Silva, Léa Lucas Garcia de Aguiar, Leci Brandão, Luilinda Valois, Martinho da Vila, Milton Nascimento, Paulo Paim, Sandra de Sá, Sueli Carneiro, Vovô de Ilê e Zezé Motta.

Segundo a Fundação Palmares, a lista não é definitiva e receberá sugestões de figuras negras importantes por meio da instituição. Além disso, para a inclusão ou exclusão de pessoas, será necessário informar uma justificativa para tanto.

Reconhecimento

Em entrevista ao Correio, João Jorge Rodrigues destacou a importância deste reconhecimento. “É uma vitória do movimento social recuperar a homenagem [a esses personagens] no site, em um compromisso com a população negra. Porque contribuíram profundamente com o Brasil, para a sociedade, para as lutas pela democracia. Em especial, contribuíram com a vida do Brasil.”

“Essas homenagens são referências simples a pessoas que fizeram coisas muito importantes. A Fundação Palmares vai dizer quem são essas pessoas, o que fizeram e como ajudaram o Brasil a ser o que é hoje, em uma justa homenagem. Imagine o país que não consegue agradecer aos seus, que não tem referências. Não são nem monumentos, é apenas a citação de que tais pessoas contribuíram”, pondera.

A portaria que restituiu as figuras também prevê um grupo de trabalho para a elaboração de uma nova proposta que selecione novos homenageados, com o prazo de 90 dias. “O número aumentará muito. De 81 nomes, a expectativa é passar para 350”, revelou o presidente da Palmares.

-+=
Sair da versão mobile