Fundação Cultura Palmares divulga ciclo de palestras sobre elaboração de projetos e captação de recursos

A Fundação Cultural Palmares (FCP) divulgou, em nota publicada em 14 de janeiro de 2010, a implementação do Projeto Parabólica Palmares, com a realização de um ciclo de palestras com orientações básicas a respeito da elaboração de trabalhos e captação de recursos em dez capitais – Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Macapá, Salvador, Porto Alegre, Maceió, Recife, Goiânia e Rio de Janeiro – até março de 2010. As palestras serão voltadas para gestores/as e técnicos/as de instituições de cultura afro-brasileiras, agentes culturais, políticos, artistas e produtores/as. A nota não traz outros detalhes da iniciativa, que estará sob a coordenação do Departamento de Fomento e Promoção da Cultura Afrobrasileira/DEP-FCP (diretor Elisio Lopes Junior, secretária Edcleide Honório, telefone 61 3424-0173, fax 61 3424-0133, e-mail [email protected]).

Fundação Palmares apresenta projeto parabólica
(14/01/2010 – 13:27)

 

Promover o debate direto entre a Fundação Cultural Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura, e os agentes sociais interessados no desenvolvimento de políticas e projetos de cultura afrobrasileira. Este é o principal objetivo do Projeto Parabólica Palmares, sob a coordenação do Departamento de Fomento e Promoção da Cultura Afrobrasileira (DEP), da FCP.

O Parabólica acontecerá em dez capitais do país até março deste ano e visa orientar gestores e técnicos de instituições de cultura afrobrasileira, agentes culturais, políticos, artistas e produtores, de como garantir sua participação nas seleções por meio do poder público, assim como informá-los sobre formas e possibilidades existentes de financiamento da cultura. Para isso será realizado um ciclo de palestras com orientações básicas a respeito da elaboração de trabalhos e captação de recursos.

“Nosso foco é a promoção do diálogo. Falar sobre nossos ganhos, sobre as conquistas da Fundação que precisam ser divididas, discutidas com a sociedade civil, com as instituições que desejam instituir parcerias conosco. Existem muitas oportunidades de apoio, não apenas financeiro”, explica o diretor da DEP Elísio Lopes.

Segundo Lopes, a Fundação está buscando o desenvolvimento de uma política clara de editais. “Somos parceiros do 1º Prêmio de Expressões Afrobrasileiras para teatro, dança e artes visuais. Teremos ainda mais dois editais em 2010. Essa é a maneira mais democrática de seleção”.

Os estados foram selecionados a partir de uma pesquisa quantitativa de projetos recebidos pela Fundação nos últimos dois anos. Essas escolhas foram realizadas por meio de um mapeamento dos estados que mais apresentaram projetos ou buscaram informações junto à Fundação, incluindo os candidatos a editais e seleções públicas.

As capitais selecionadas para participar foram Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Macapá, Salvador, Porto Alegre, Maceió, Recife, Goiânia e Rio de Janeiro.

 

Elaboração de projetos

 

Uma das principais políticas da Fundação Cultural Palmares é a seleção pública de projetos por meio de editais de fomento à cultura. Os editais representam uma forma democrática de distribuição dos recursos públicos, diversificando e aumentando o número de projetos e produtores nos estados apoiados pelo poder público.

A elaboração de um projeto é essencial tanto para a solicitação de apoios e patrocínios a empresas e instituições públicas, como é o caso da FCP, como também para a produção de uma atividade artístico-cultural. O proponente, ou seja, o responsável pelo projeto deve ter o cuidado de indicar, sempre de maneira clara e objetiva, que atividade pretende realizar, como, quando e onde ela irá acontecer, quem a desenvolverá e quanto custará.

Projeto
O Parabólica tem entre seus objetivos construir uma metodologia participativa que possibilite a formulação e execução de políticas públicas. Parcerias, convênios, consultorias, apoio direto, consulta de informações que subsidiem atividades culturais, estão entre as ações mais solicitadas por pessoas que buscam o apoio da Fundação.

Assim como a parabólica, a antena refletora utilizada na recepção de sinais de rádio e televisão e que garante o sinal vindo do espaço, que vem em todas as direções, se concentre sobre um único ponto, foco, o projeto visa captar informações das mais diversas direções para o centro da discussão e disseminar tais informações, além de dialogar e buscar os caminhos mais diretos e simplificados, a fim de oferecer aos participantes a possibilidade de apresentar ações de adequação cultural para o acesso da população negra em suas manifestações culturais.

Assessoria de Comunicação da FCP

Fonte: CLUBES SOCIAIS NEGROS DO BRASIL

+ sobre o tema

Sakamoto: Depois de muito tempo, este blog desce do pedestal e responde a um leitor

por Leonardo Sakamoto Detesto fazer o que chamo...

TIRIRICA E SARNEY

Por: Luis Fernando Veríssimo Richard Nixon certa vez...

Juízes lançam nota de repúdio à Condução Coercitiva de Lula

Juízes divulgam nota em que afirmam que não se...

para lembrar

Votos dos imigrantes latinos na Flórida podem ser decisivos para eleição

Lucas Rodrigues* Miami, Flórida - A cidade de Miami, na...

Avaliação positiva do governo Lula bate recorde e chega a 75%

Por: YGOR SALLES A avaliação positiva do governo do...

Michelle Obama: “Os homens de minha vida não falam assim sobre as mulheres”

Há emoção nos comícios de Michelle Obama a favor...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=