Fundador de ONG é um dos afrodescendentes mais influentes do mundo

O brasileiro Edu Lyra, fundador da organização Gerando Falcões, acaba de entrar na lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo. Outros 10 brasileiros também estão na lista

Eduardo Lyra é jornalista, fundador e CEO do Instituto Gerando Falcões, uma organização da sociedade civil (OSC) que atua em rede nas periferias e favelas do Brasil, promovendo capacitação profissional e integração social a crianças e jovens por meio da cultura e do esporte. Este ano, ele passou a ser também um dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo.

A lista, promovida pela organização Most Influential People of African Descent (MIPAD), em inglês, tem como objetivo homenagear pessoas de descendência africana que sejam referências em suas áreas de atuação por todo o mundo, formando assim uma rede progressista que reconheça e valorize o continente africano e as populações afrodescendentes em geral. A iniciativa tem ainda o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU).

O brasileiro Edu Lyra passa a compor a lista de 2021 na categoria “ativismo” junto da cineasta Viviane Ferreira. Os outros dez brasileiros que também integram a lista deste ano são: a vereadora de São Paulo Erika Hilton (PSOL) em “política”; a jornalista da CNN Brasil Luciana Barreto em “mídia”; a criadora do AfroGooglers Christiana Silva Pinto em “negócios e empreendedorismo”; a cantora Margareth Menezes em “música”, o apresentador da Trace Brasil Ad Junior, o economista e ex-participante de reality Gil do Vigor e a diretora e documentarista Claudia Alves em “mídia e cultura”; e os atores Taís Araújo e Lázaro Ramos em “TV e filmes”.

SOBRE EDU LYRA E O GERANDO FALCÕES

Eduardo Lyra nasceu e cresceu em uma comunidade na periferia de Guarulhos, na Grande São Paulo. Com incentivo da mãe, estudou e se dedicou a projetos sociais desde jovem. Em 2011, teve a ideia de criar uma organização, o Instituto Gerando Falcões, que se consolidou em 2013.

O objetivo da OSC sempre foi trazer oportunidades de educação socioemocional e profissional para jovens moradores de favelas e periferias, para que esses pudessem se transformar em líderes no futuro. Além das parcerias com a iniciativa privada para o financiamento das ações, Edu Lyra também se inspirou nesse setor para organizar melhor suas estratégias.

Atualmente, o instituto conta com apoio de grandes empresas e mantém uma série de projetos que atingem mais de 720 favelas espalhadas por todo o Brasil.

Não é a primeira vez que Edu Lyra é reconhecido por sua atuação no terceiro setor. Ele já foi nomeado pelo Fórum Econômico Mundial como um dos 15 jovens brasileiros que podem melhorar o mundo e eleito pela Revista Forbes Brasil um dos 30 jovens mais influentes do país. Agora, conquista também a homenagem de um dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo.

+ sobre o tema

Quilombos no ES: Retrocesso com nome sobrenome

Manaira Medeiros Os deputados estaduais Eustáquio de Freitas (PSB)...

Jorge Ben canta ‘Zumbi’ em rara gravacao ao vivo de 1973

No mes novembro da Consciencia Negra. Rememeber para sempre:...

Consciência Negra programação Maranhão 2011

20/11 Inauguração simbólica do Museu Histórico Afro Gonzaguense Ivaldo da...

para lembrar

Diplomata e cientista nuclear é um dos 100 negros mais influentes do mundo

Paraibano, Ernesto Batista Mané Júnior, 37 anos, atua com...

Pedra Preciosa

"Acho que 90% das entrevistas me perguntam: por que...

YouTube anuncia fundo de US$ 100 milhões para influenciadores negros

O YouTube abre no próximo dia 21 de junho as inscrições...

Mulheres negras blogueiras, responsabilidade e ação

O trabalho de uma mulher negra blogueira não tem...
spot_imgspot_img

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...

Mulheres negras blogueiras, responsabilidade e ação

O trabalho de uma mulher negra blogueira não tem o devido reconhecimento e visibilidade, mesmo que seus artigos alcance milhares de leitores. Existe uma visão...

YouTube anuncia fundo de US$ 100 milhões para influenciadores negros

O YouTube abre no próximo dia 21 de junho as inscrições para a sua segunda seleção de influenciadores negros interessados em participar do projeto Vozes Negras. O processo...
-+=