Fundo doará até 30 mil reais para cada selecionado; incrições vão até o próximo dia 7.
O edital “Megaeventos esportivos e direitos humanos” selecionará, até dia 7 de fevereiro, projetos para atuar em defesa dos direitos humanos em comunidades e grupos impactados pela realização da Copa 2014 e Olimpíadas 2016. Cada iniciativa vai poder receber até R$ 30 mil para realizar atividades propostas no decorrer de 12 meses.
Os grupos apoiados lutam em defesa do direito à cidade e à moradia, especialmente no âmbito das remoções de famílias para realização das obras, e pela garantia dos direitos de trabalhadores e trabalhadoras informais. Desde 2011, o Fundo Brasil já apoiou 16 projetos nesse sentido. A maior parte delas foram apoiadas anteriormente por meio do edital “Direitos humanos e desenvolvimento urbano”, realizado em 2012, em parceria com a Fundação Ford.
O fundo também recebe inscrições para o “Edital Anual 2014 – Combate à violência institucional e à discriminação”. Em ambos os casos, os projetos devem ser remetidos apenas pelos Correios. Os contemplados em chamadas anteriores e as informações completas sobre como enviar uma proposta estão em nosso site:www.fundodireitoshumanos.org.br
<SERVIÇO>
Edital Megaeventos esportivos e direitos humanos
Realização: Fundo Brasil de Direitos Humanos, em parceria com a Fundação Ford
Inscrições: até 7 de fevereiro de 2014 (somente por Correios)
Foco: Grupos e comunidades que estejam sofrendo violações de direitos humanos em função da realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 no Brasil, que atuem nas cidades sede dos jogos (Belo Horizonte, Distrito Federal, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo).
Informações: http://www.fundodireitoshumanos.org.br/v2/pt/proposals/index/special
Edital Anual 2014 – Combate à violência institucional e à discriminação
Realização: Fundo Brasil de Direitos Humanos
Inscrições: até 21 de fevereiro de 2014 (somente por Correios)
Foco: Superexploração do trabalho, trabalho escravo e trabalho infantil; violência policial, de milícias ou esquadrões da morte; tortura e execuções; não acesso à terra e ao território; democratização do acesso à justiça; violação de direitos socioambientais; criminalização de organizações e movimentos sociais; violência contra defensores de direitos humanos; discriminação no acesso ao serviço público, de gênero, de raça, de etnia, de orientação sexual e/ou em razão de condição econômica; e o combate a intolerância religiosa.
Informações: http://www.fundodireitoshumanos.org.br/v2/pt/proposals
Fonte: Brasil de Fato