“Furacão” Sha’Carri: quem é a velocista que promete voar na pista em Tóquio

Enviado por / FonteUOL

Ela tem apenas 21 anos e pouco mais de 1,50 m de altura. Mas, dentro das pistas, fica gigante. Destaca-se pela performance invejável e por um visual marcante: cabelos coloridos, longos cílios e longas unhas, maquiagem caprichada, tatuagens no pescoço, nos braços, nos ombros, nas pernas. Ela é Sha’Carri Richardson, a principal esperança do atletismo dos EUA para ganhar o ouro nos 100 metros após 25 anos.

Sha’Carri mostrou todo o seu potencial na seletiva americana para a Olimpíada de Tóquio, que está sendo disputada na cidade de Eugene. Foi a campeã dos 100 metros e se credenciou para a sua primeira Olimpíada com a marca de 10s86. Antes disso, porém, já havia alcançado um resultado impressionante. No mês de abril, em uma competição na Flórida, venceu a distância em 10s72 —a segunda melhor marca neste ano e o sexto melhor resultado de toda a história nos 100 metros.

Apenas dois anos atrás, Sha’Carri (lê-se “sha-querri”) era uma estudante do primeiro ano na Universidade da Louisiana. Foi na final dos 100 metros do NCAA, a liga esportiva das universidades americanas, que a jovem despontou para o mundo. Venceu os 100 metros em 10s75, recorde mundial sub-20. Após essa conquista, apareceram as propostas de patrocínio e acabou a jornada universitária da velocista, que aderiu ao profissionalismo com o objetivo de ajudar sua família.

Sha’Carri foi criada pela avó, Betty Harp, que estava nas arquibancadas do estádio Hayward Field. Assim que venceu a prova, a atleta correu para os braços dela. “Minha família é tudo”, disse a velocista que, ainda na pista, revelou que sua mãe biológica havia morrido uma semana antes da seletiva. “Mesmo assim, eu estou aqui”, disse à TV americana NBC, que transmitia a disputa.

Apesar do pouco tempo de carreira e sem nunca ter disputado um grande evento internacional, Sha’Carri já tem uma marca registrada: muda a cor dos cabelos antes de cada competição, de acordo com seus objetivos e da maneira como se sente.

Quando foi campeã do NCAA, as madeixas eram loiras. Em abril deste ano, quando fez o melhor resultado da sua vida, a cor escolhida foi o vermelho. No mês seguinte, mudou para azul. Na busca pela vaga olímpica, usou um laranja vibrante, que foi definido por sua namorada. Uma cor forte e vibrante, escolhida para trazer impacto na pista: “Essa é quem eu sou. Ela queria que eu mandasse um recado, que eu continue mostrando ao mundo que sou uma força a ser conhecida”.

As comparações entre Sha’Carri e uma lenda da velocidade americana, Florence Griffith-Joyner, tornaram-se inevitáveis. Flo-Jo é, desde 1988, a recordista mundial dos 100 metros, quando conquistou o ouro na Olimpíada de Seul com 10s49. Dentro das pistas, ela também se destacava pelo cabelão, pelas unhas longas e por uniformes extravagantes. “Eu sou influenciada pela melhor de todas: Flo-Jo. Quando ela corria, trazia toda uma energia diferente para a pista. E nada a parou”.

Dentro da pista, quem chegou mais perto do recorde de Flo-Jo é a jamaicana Shelly-Ann Fraser-Pryce. Bicampeã olímpica (Pequim-2008 e Londres-2012) e medalha de bronze na Rio-2016 nos 100 metros, a velocista de 34 anos alcançou, nesta temporada, o tempo de 10s63. Sha’Carri agora se credencia como a principal oponente da veterana, pelo ouro e pelo recorde mundial.

+ sobre o tema

Racismo científico, definindo humanidade de negras e negros

Esse artigo foi pensado para iniciar um diálogo sobre...

“Pérola Negra: Ruth de Souza” traça panorama da carreira da atriz

Mostra que entra em cartaz no CCBB traz 25...

Mylene Pereira Ramos: a juíza que defende maior diversidade na magistratura

“Em nossa sociedade, fatores como raça e condição social,...

para lembrar

Eduardo Paes põe o dedo na ferida: quem vai abrir a Rio 2016?

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, concedeu...

Conselho Nacional do Esporte decide que capoeira é esporte

Chegou ao fim uma discussão que perdurava há tempos:...

Libertadores e Copa Sul-Americana dão passo histórico na valorização do futebol feminino

Agora, os times que pretendem disputar a Copa Libertadores...
spot_imgspot_img

Jamaicano de 16 anos bate recorde de Bolt que durava desde 2002

A Jamaica tem uma nova promessa no atletismo. O jovem Nickecoy Bramwell, de 16 anos, quebrou um recorde de Usain Bolt que durava desde...

Kobe, homenageado com estátua, continua a exercer grande influência na NBA

O Los Angeles Lakers escolheu o dia 8/2/24 para inaugurar a estátua de Kobe Bryant à frente de seu ginásio. A data tem referências...

Copa Africana de Nações: África do Sul e Costa do Marfim avançam às semifinais

Nigéria e África do Sul, Congo contra Costa do Marfim. Essas serão as semifinais da Copa Africana de Nações, após os resultados das partidas deste...
-+=