Fuvest 2010: 2ª fase começa neste domingo; veja o que esperar de português e redação

A Fuvest, que seleciona estudantes para a USP (Universidade de São Paulo), começa a segunda fase do vestibular 2010 neste domingo (3). Os portões serão fechados, pontualmente, às 13h. São esperados 37.968 candidatos, sendo que 2.380 deles são treineiros.

Os vestibulandos terão quatro horas para responder dez questões dissertativas de português e elaborar uma redação. Após o exame, por volta das 18h, o UOL Vestibular trará a correção comentada da prova, elaborada por professores do Curso e Colégio Objetivo.

Interpretação de texto deve ter o maior peso no exame deste domingo, seguindo a tradição da Fuvest. Gramática deve ser cobrada apenas a partir de textos e a literatura deve aparecer, principalmente, em comparações entre as obras exigidas.

Como tema da redação, o esperado é um tema abstrato, mais abrangente. No ano passado, a proposta foi escrever um texto dissertativo

Segundo o manual, a “redação deverá ser, obrigatoriamente,uma dissertação, na qual se espera que o candidato demonstre capacidade de mobilizar conhecimentos e opiniões, argumentar coerentemente e expressar-se de modo claro, correto e adequado. Na correção da redação, serão avaliados três aspectos (tipo de texto e abordagem do tema, estrutura e expressão), sendo que a cada um deles poderão ser atribuídos 0, 1, 2, 3 ou 4 pontos”.

Para começar o texto, uma dica é fazer anotações em um rascunho de todas as ideias que forem surgindo sobre o tema. Nessa etapa do processo de escrita não deve haver nenhum tipo de preocupação quanto à sequência ou organização dessas idéias. Depois desse primeiro momento, o vestibulando começa a estruturar a argumentação.

Portões fecham às 13h

Em todos os três dias de prova, os candidatos poderão entrar nas salas de prova a partir das 12h30. A entrada será encerrada pontualmente às 13h. E os vestibulandos podem deixar o local de provas a partir das 15h.

Segundo o manual, “recomenda-se a visita ao local de exame, com pelo menos 24 horas de antecedência”. O candidato que estiver designado para fazer provas fora da cidade em que reside, deve, por precaução, viajar no dia anterior ao do exame.

Os organizadores do exame lembram ainda que os aprovados para a segunda fase devem levar uma foto 3×4 recente no domingo. É necessário apresentar o original do documento de identidade. Segundo o manual do candidato, “a Fuvest reserva-se o direito de excluir do concurso vestibular qualquer candidato, cuja identificação, nos dias de exames, seja duvidosa”.

O que levar

Para a realização da prova, o vestibulando pode levar caneta esferográfica azul ou preta, lápis nº 2, borracha, água e
alimentos. Para as provas de matemática, física e química, serão necessários régua graduada, esquadros, transferidor e compasso.

Os organizadores lembram ainda o que “deixar em casa” nos dias de exame: bips, pagers, celulares, calculadoras, computadores e similares.

Calendário

A segunda fase da Fuvest vai até dia 5 de janeiro. Confira a sequência das provas:
3/1/2010 – prova dissertativa de português (dez questões) e redação;
4/1/2010 – 2ª fase da Fuvest, com prova dissertativa (20 questões) das disciplinas história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. Cada questão poderá abranger conhecimentos de mais de uma disciplina;
5/1/2010 – 12 questões de duas ou três disciplinas específicas (seis ou quatro perguntas de cada matéria), de acordo com a carreira escolhida;
6 a 8/1/2010 – período de provas de habilidades específicas para candidatos a artes cênicas-licenciatura, curso superior do audiovisual, arquitetura (FAU), design (FAU), arquitetura (São Carlos). Cada curso tem uma data específica e
4/2/2010 – divulgação da lista de aprovados da primeira chamada.

Fuvest 2010

Dos 128.144 inscritos no processo seletivo, 35.588 candidatos foram convocados para a segunda fase. Estão em disputa 10.812 vagas, sendo 10.622 na USP, 100 no curso de medicina da Santa Casa e 90 na Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Participam dessa edição, ainda, 2.380 treineiros. Esses vestibulandos estão alocados em 44 endereços, sendo 19 na região metropolitana de São Paulo e 25 no interior do Estado.

Fonte: UOL

+ sobre o tema

Conae SP: Delegados criticam falta de tempo para discussão em etapas municipais e intermunicipais

Em segunda cobertura especial sobre a Conae, o Observatório...

Crítica: Marilena Chaui terá sua obra publicada em nove volumes

  Os "Escritos de Marilena Chaui" começam agora a ser...

Violência é o maior problema para pais, alunos e professores da escola pública

Pesquisa conclui que, no estado de São Paulo, progressão...

para lembrar

Estudante da USP é eleita presidente da UNE

Filiada ao PCdoB, Virgínia Barros quer aumentar a pressão...

Menino chamado de ‘Félix’ por professora vai mudar de escola

A mãe do menino de 11 anos que foi...

USP, UFSC e VEDUCA lançam 1º MBA on-line e gratuito

A USP (Universidade de São Paulo), a UFSC (Universidade...

UFRB abre concurso para contratar mais de 60 professores

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está...
spot_imgspot_img

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Faculdade de Educação da UFRJ tem primeira mulher negra como diretora

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana...
-+=