Garotinha faz sucesso com orgulho pelo black power: ‘Não é peruca, eu sou preta!’

Um garotinha de apenas 4 anos vem fazendo o maior sucesso no Facebook com um vídeo em que exibe todo seu orgulho pelo cabelo black power que ostenta, mandando um recado a todos que fazem perguntinhas sem muita noção sobre suas madeixas.

Por Pedro Willmersdorf, do Extra 

Elis Cantanhede é filha da produtora carioca Renata Morais e, na última terça-feira, pediu à mãe para que a mesma gravasse um vídeo para que ela pudesse esclarecer algumas coisinhas.

elispost

Na gravação, Elis dispara, de forma bastante fofa e didática: “Oi, gente, tudo bem? Isso não é peruca, é meu cabelo. Ele já nasceu assim, só uso creme pra ele ficar pro alto. Não tenho cabelo liso, já nasci assim. E eu sou preta”. Confira.

Em seu perfil no Facebook, onde o vídeo já conta com 14 mil curtidas e mais de 25 mil compartilhamentos, Renata descreve o orgulho da filha cheia de personalidade: Gente não é peruca!!! A galera tem parado a gente na rua pra falar do cabelo e principalmente da cor dela. Elis Cantanhede vem de uma mãe preta e de um pai preto, seria muito estranho ela ser branca. Ela tem 4 anos e a certeza da sua cor, porém o espelho sempre mostra a diferença. Eu acho mega importante ela ter essa consciência e ter orgulho disso. Ela já me perguntou por que é mais clara e eu expliquei. Ponto. Hoje ela pediu vídeo e para a minha surpresa ela falou sobre isso. Eu realmente tô tendo a certeza que não estamos preparados pra ela. Obrigada por todo o carinho”.

renata

Ao EXTRA, Renata comenta a força e o poder demonstrados pela filha.

— Quando Elis tinha 3 anos, voltávamos de Brasília quando, no aeroporto, ouviu de uma outra garotinha da mesma idade: ‘Nossa, que cabelo feio!’. Ela ficou muito abalada. Então, vê-la demonstrando essa capacidade de se empoderar me deixa muito feliz — relata a mãe, cheia de orgulho.

Segundo Renata, a motivação para que Elis quisesse gravar o vídeo que vem bombando no Facebook surgiu de um incidente envolvendo a pequena em um evento do qual Renata participava atuando como produtora.

— Não presenciei a cena, mas alguém deve ter questionado o fato da Elis ser mais clara meu marido e eu. Estamos cansados de ouvir questionamentos sobre o cabelo dela, se fazemos alguma intervenção para deixá-lo crespo, já que ela não é ‘tão negra’.

elispaz

Renata, que também é mãe de Luiza, de 15 anos, acredita que a pequena Elis terá um futuro mais suave do que o presente vivenciado pela filha mais velha.

— Luiza é mais reservada, gosta de escrever, quer ser jornalista. Elis não pode ver um celular na mãe de alguém que já quer se exibir. Costumo dizer que a primeira é cult, a segunda é pop — define a mãezona, que ainda pontua que o movimento negro vive um grande momento — O racismo, claro, ainda é presente na sociedade, mas vivemos uma fase em que as pessoas estão se assumindo, o negro está deixando de ser coadjuvante para também ser protagonista da História.

E além de toda a personalidade em seu discurso, Elis ainda arrasa no passinho. Espia só:

+ sobre o tema

O poder da beleza negra, na Vogue Itália

O poder da beleza negra, na Vogue Itália. A Vogue...

Beyoncé contrata 200 dançarinos africanos para novo clipe

Beyoncé contratou mais de 200 bailarinos africanos para o...

Camila Pitanga conta que faz terapia desde os 16 anos

Camila Pitanga falou com a Marie Claire e contou que faz...

Hoje na História, 1973, nascia Isabel Filardis

Isabel Cristina Teodoro Fillardis mais conhecida como Isabel Fillardis...

para lembrar

11 de Setembro – I BAZAR DA JK – Moda, música e arte

O evento conta com muita música, moda e arte...

Nicole Scherzinger e Lewis Hamilton terminam namoro, diz revista

Os rumores de que o relacionamento de quatro anos...

Djavan nega a jornal que tenha Mal de Parkinson

Djavan negou que esteja com Mal de Parkinson, informa...

Indicado ao Oscar, Histórias Cruzadas é exibido em pré-estreia neste sábado

  Histórias cruzadas está cercado de curiosidades. Baseada no romance...
spot_imgspot_img

Anvisa cancela registro de mais de 1,2 mil pomadas de modelar cabelos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou nesta sexta-feira (29) os registros de 1.266 pomadas sem enxágue, ceras e sprays para modelar, trançar ou...

Canta, Luciane

Luciane Dom é uma mulher negra de 34 anos, nascida em Paraíba do Sul (RJ). Formou-se em História na Uerj. É cantora e compositora....

Lázaro Ramos: ‘Mostrar afeto por nossos traços é uma mensagem muito forte’

Caso eu me arriscasse a escrever uma biografia de meu cabelo, assim como a protagonista de Djaimilia Pereira de Almeida no romance "Esse Cabelo",...
-+=