Garotinha faz sucesso com orgulho pelo black power: ‘Não é peruca, eu sou preta!’

Um garotinha de apenas 4 anos vem fazendo o maior sucesso no Facebook com um vídeo em que exibe todo seu orgulho pelo cabelo black power que ostenta, mandando um recado a todos que fazem perguntinhas sem muita noção sobre suas madeixas.

Por Pedro Willmersdorf, do Extra 

Elis Cantanhede é filha da produtora carioca Renata Morais e, na última terça-feira, pediu à mãe para que a mesma gravasse um vídeo para que ela pudesse esclarecer algumas coisinhas.

elispost

Na gravação, Elis dispara, de forma bastante fofa e didática: “Oi, gente, tudo bem? Isso não é peruca, é meu cabelo. Ele já nasceu assim, só uso creme pra ele ficar pro alto. Não tenho cabelo liso, já nasci assim. E eu sou preta”. Confira.

Em seu perfil no Facebook, onde o vídeo já conta com 14 mil curtidas e mais de 25 mil compartilhamentos, Renata descreve o orgulho da filha cheia de personalidade: Gente não é peruca!!! A galera tem parado a gente na rua pra falar do cabelo e principalmente da cor dela. Elis Cantanhede vem de uma mãe preta e de um pai preto, seria muito estranho ela ser branca. Ela tem 4 anos e a certeza da sua cor, porém o espelho sempre mostra a diferença. Eu acho mega importante ela ter essa consciência e ter orgulho disso. Ela já me perguntou por que é mais clara e eu expliquei. Ponto. Hoje ela pediu vídeo e para a minha surpresa ela falou sobre isso. Eu realmente tô tendo a certeza que não estamos preparados pra ela. Obrigada por todo o carinho”.

renata

Ao EXTRA, Renata comenta a força e o poder demonstrados pela filha.

— Quando Elis tinha 3 anos, voltávamos de Brasília quando, no aeroporto, ouviu de uma outra garotinha da mesma idade: ‘Nossa, que cabelo feio!’. Ela ficou muito abalada. Então, vê-la demonstrando essa capacidade de se empoderar me deixa muito feliz — relata a mãe, cheia de orgulho.

Segundo Renata, a motivação para que Elis quisesse gravar o vídeo que vem bombando no Facebook surgiu de um incidente envolvendo a pequena em um evento do qual Renata participava atuando como produtora.

— Não presenciei a cena, mas alguém deve ter questionado o fato da Elis ser mais clara meu marido e eu. Estamos cansados de ouvir questionamentos sobre o cabelo dela, se fazemos alguma intervenção para deixá-lo crespo, já que ela não é ‘tão negra’.

elispaz

Renata, que também é mãe de Luiza, de 15 anos, acredita que a pequena Elis terá um futuro mais suave do que o presente vivenciado pela filha mais velha.

— Luiza é mais reservada, gosta de escrever, quer ser jornalista. Elis não pode ver um celular na mãe de alguém que já quer se exibir. Costumo dizer que a primeira é cult, a segunda é pop — define a mãezona, que ainda pontua que o movimento negro vive um grande momento — O racismo, claro, ainda é presente na sociedade, mas vivemos uma fase em que as pessoas estão se assumindo, o negro está deixando de ser coadjuvante para também ser protagonista da História.

E além de toda a personalidade em seu discurso, Elis ainda arrasa no passinho. Espia só:

+ sobre o tema

Gilberto Gil faz música para bisneta e Preta Gil posta vídeo

Gilberto Gil causou comoção ao mostrar uma música nova...

O Desing Afrofuturista de ‘Black Panther’

Para seus trajes extraordinariamente detalhados, Ruth E. Carter estudou...

para lembrar

Joel Rufino dos Santos

Biografia Joel Rufino dos Santos (Rio de Janeiro)...

Laços culturais entre Nigéria e Brasil por Alberto da Costa e Silva

Semelhanças fascinam, mas diferenças são ainda mais apaixonantes, diz...

Fernando Torquato: Qual a melhor maquiagem para pele negra

Qual a melhor maquiagem para pele negra? Fernando Torquato...

8 guitarristas negras para apresentar a minha filha

Em casa temos um violão, uma guitarra, uma bateria...
spot_imgspot_img

Espetáculo sobre primeira doutora negra em filosofia do Brasil estreará no CCBB

A peça "Mãe Preta" estreará no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo nesta quinta-feira (6). Dirigida por Lucelia Sergio, a montagem homenageia Helena Theodoro, primeira...
-+=