“Gaúchos andam assim”: o mimimi em torno da comemoração da seleção alemã em Berlim

por : 

E então há uma onda de indignação por causa da maneira como jogadores alemães comemoraram o título em Berlim.

Recebidos por uma multidão calculada em 500 mil almas, Mario Götze, Miroslav Klose, Toni Kroos, André Schürrle, Shkodran Mustafi e Roman Weidenfeller se puseram a cantar e a dançar, que é o que as pessoas normais costumam fazer quando ganham um tetracampeonato.

Vestidos com camisas especiais, com o número 1 na frente, eles entoaram um grito de guerra. “Somos gaúchos e gaúchos andam assim” — e se curvavam; “Somos alemães e alemães andam assim” — e voltavam a ficar eretos. (“Gaúcho” é o genérico para argentinos e uruguaios, além do pessoal do RS).

Pronto.

Foram xingados de canalhas, racistas — e nazistas, obviamente. Uns falsos. Parte da imprensa alemã não os poupou. A revista Der Spiegel disse que aquilo “não foi nada simpático”.

Mas a maior parte das críticas veio, como era de se esperar, da Argentina. O jornal Olé, famoso por chamar brasileiros de macaquitos não faz muito tempo, registrou a ofensa. Para o jornalista Juan Pablo Méndez, os atletas são “miseráveis”. Ele também pediu providências à AFA (Asociación del Futbol Argentino).

Menos. Bem menos.

Vamos lembrar das pichações malcriadas no Sambódromo. Sem esquecer que a seleção argentina, Messi incluído, cantou o famoso “Decime que Se Siente” (Brasil, decime que se siente/Tener en casa a tu papá/…/A Messi lo vas a ver/La Copa nos va a traer/Maradona es más grande que Pelé). O “papá” da letra não é a figura paterna dos seus sonhos. E daí?

Bem, a tal comemoração dos alemães não é nova e é uma bobagem. Existe há pelo menos dez anos e é frequente na Bundesliga. Postei no fim deste artigo um vídeo de 2007 da torcida do Hamburgo fazendo a mesma provocação com o time do Nuremberg.

Há pelo menos cinquenta vídeos com a tal música. Mudam os atores, mas a pantomima é igual. Não tem racismo no meio. Os perdedores caminham cabisbaixos, os vencedores não. Perto do modo como, digamos, são paulinos se referem a corintianos no campo — e vice-versa –, é um poema.

Os alemães carregam esse estigma. Qualquer manifestação com mais de meia dúzia de cidadãos pode ser qualificada como um comício nacional-socialista, dependendo da testemunha e especialmente se um deles apontar para um avião com a mão espalmada.

O patriotismo exacerbado, ainda que na celebração de uma conquista de Copa do Mundo, levanta suspeitas imediatas. Chegaram a comparar a agachada do sexteto alemão às caricaturas de judeus no Reich — corcundas e narigudos.

Eles tiraram um sarro dos rivais argentinos, mas quem nunca? Enquanto isso, o “Sou Brasileiro com muito orgulho, com muito amor” está por aí, nos estádios, acabando com o futebol, e ninguém fala nada.

Sobre o Autor

Diretor-adjunto do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

 

Fonte: DCM

 

+ sobre o tema

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22%...

para lembrar

Tribunal de Justiça absolve sacerdote Tata Katuvanjesi acusado injustamente por fiscal federal

Vítima de intolerância religiosa e racismo, Tata Katuvanjesi acabou...

Sindicato dos aeroviários denuncia empresa por racismo no RS

O Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre afirmou, por...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=