Gaviões da Fiel desliga Ana Paula Minerato após acusação de racismo contra cantora negra

Enviado por / FonteG1

Em áudio vazado nas redes sociais, a modelo e musa da escola de samba supostamente chama uma jovem negra de 'neguinha' e diz que ela tem 'cabelo duro'.

A modelo e musa da Gaviões da Fiel Ana Paula Minerato foi desligada de todas as atividades da escola de samba da torcida organizada nesta segunda-feira (25) após o vazamento de um áudio nas redes sociais com ataques racistas atribuídos a ela.

Segundo a assessoria de imprensa da Gaviões da Fiel, Minerato estava escalada para ser um dos destaques da escola de samba ao lado da rainha de bateria Sabrina Sato em 2025 (veja nota abaixo).

No áudio, a modelo supostamente conversa com o namorado sobre a cantora negra Ananda, da banda Melanina Carioca, vítima dos ataques.

“Empregada do cabelo duro. Você gosta de cabelo duro? Não sabia que você gostava de mina com cabelo duro. Você gosta de mina com cabelo duro? Cabelo duro você gosta? Você gosta de mina de cabelo duro, de neguinha? Você gosta de neguinha? Porque isso aí é neguinha, né. Alguém ali o pai ou a mãe veio da África”, diz no áudio.

Após o conteúdo viralizar nas redes sociais na noite de domingo (24), a cantora rebateu as falas racistas em seu Instagram. “Estava de boa aqui na praia, curtindo a minha quando de repente me deparo com esse absurdo advindo de uma pessoa que, com todo respeito, você se acha tão bonita assim para desmerecer a beleza de outras pessoas que são diferentes de você?”, questiona.

Procurada pelo g1, a assessoria de imprensa de Ananda disse que “todas as medidas já estão sendo tomadas”.

Até a última publicação da reportagem, o g1 não localizou a defesa da modelo. O espaço segue aberto para manifestações.

Em 2022, Minerato desfilou pela Gaviões da Fiel, do Grupo Especial, quando o samba-enredo da escola abordou a desigualdade social. A escravidão no Brasil foi um dos assuntos citados na letra, que discutia o papel dos senhores de engenho que enriqueceram por meio do trabalho de homens e mulheres escravizados.

A modelo vestia uma roupa com a palavra “Basta” estampada, pois era o título do samba-enredo (veja vídeo).

Ana Paula não é a única a ter sido expulsa da Gaviões da Fiel. Em 2018, a sua irmã Tatiane Minerato, que era rainha da escola de samba, também foi desligada depois de se envolver numa confusão com a imperatriz da agremiação, Renatta Teruel.

O episódio ocorreu durante um ensaio técnico no Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte de São Paulo.

Em nota, Tatiane informou lamentou a atitude da irmã. “Por mais que o amor pela minha família seja inegável, não posso e não devo ser associada a atitudes que não condizem com aquilo em que acredito. Lamento profundamente o episódio e reitero que jamais apoiei ou apoiarei qualquer atitude que desrespeite ou agrida outra pessoa.”

Confira nota da Gaviões da Fiel na íntegra:

“A diretoria do Gaviões da Fiel Torcida e a Comissão de Carnaval comunicam o desligamento da musa Ana Paula Minerato de todas as atividades e representações ligadas aos Gaviões. A decisão foi tomada após a divulgação de condutas incompatíveis com os valores e princípios que defendemos, incluindo manifestações de cunho racista.

Reforçamos que o combate ao racismo é uma luta permanente do Gaviões da Fiel, que se posiciona de forma intransigente contra qualquer atitude discriminatória. Não toleramos comportamentos que desrespeitem a igualdade e a dignidade humana, pilares fundamentais do nosso compromisso com a sociedade.

Seguiremos firmes em nossa trajetória de respeito, inclusão e justiça, valores que sempre guiaram nossa história.”

+ sobre o tema

Juíza diz que anúncio de alisamento reproduz racismo e manda tirá-lo do ar

A Justiça de São Paulo determinou a retirada de vídeos...

Cotas raciais serão rediscutidas na UnB

Em 2003, a direção da universidade começou a discutir...

Policial francês acusado de racismo contra jornalista

  Florice Houngbo   Um policial da segurança de Paris, na França,...

para lembrar

Interdição racista: banheiros luxuosos não são para negros – Por: Fátima Oliveira

Depois que o dr. Joaquim Barbosa foi sagrado ministro...

Além do trabalho

Uma vez, estava no ônibus, voltando da escola, e...

20 de Novembro e a defesa de nossos melhores sonhos de liberdade

Em algum momento entre 1962 e 1976, o poeta...

Por que nunca precisamos de cotas para negros no futebol?

Por Felipe Carrilho, colunista do Escrevinhador "Nós não temos...
spot_imgspot_img

País berço de Martin Luther King Jr. precisa respeitar seu histórico de luta

Foi com surpresa que vi, na segunda-feira (20), Donald Trump, durante sua posse como 47º presidente dos Estados Unidos, evocar a figura do reverendo negro Martin Luther...

O racismo de Trump e o neonazismo de Musk

O novo-velho presidente norte-americano, Donald Trump, é o primeiro presidente branco da história dos Estados Unidos. Isto não quer dizer que os seus antecessores não fossem, quase exclusivamente,...

Intolerância religiosa: Disque 100 registra 2,4 mil casos em 2024

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) divulgou, nesta terça-feira (21), que foram registradas em todo o país, em 2024, 2.472 denúncias...
-+=