GO: Sintego prestigia lançamento de plano contra o racismo

A vice-presidenta do Sintego, Iêda Leal, representou o sindicato no lançamento do plano de trabalho para capacitação de servidores e gestores da prefeitura de Goiânia. O plano será desenvolvido pela Secretaria Municipal de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial e objetiva o enfrentamento ao racismo institucional no âmbito da administração.

Iêda, que também é secretária de Combate ao Racismo da CNTE e de Igualdade Racial da CUT/GO, classificou de “glorioso”, o momento, que reuniu mulheres representantes de vários setores e entidades que lutam contra o racismo e o preconceito, parabenizou o trabalho da secretaria, que busca, por meio de ações práticas, discutir e combater o preconceito racial nos mais diversos espaços, institucionais ou não, e enfatizou que a prefeitura precisa apostar num outro significado para o “ser gente” dentro do Estado e do município .

A vice-presidenta reforçou também que o Sintego, a CNTE e a CUT/GO desenvolvem ações para o enfrentamento e combate ao racismo que mostram “um mundo diferente é possível”.

“O Sintego tem uma secretaria da Igualdade Racial, a Central Única dos Trabalhadores também tem uma secretaria da Igualdade Racial, a CNTE tem uma secretaria de Combate ao Racismo, nós precisamos fazer com que a sociedade discuta esse tema todos os dias e se envolva no combate efetivo, porque racismo é crime”, afirmou.

Roseane Ramos, secretária da Igualdade Racial do Sintego e membro do Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, lembrou que a criação dos organismos no âmbito da administração municipal para o combate ao racismo foi fruto da luta do movimento negro e com a força e a mobilização é possível construir uma sociedade antirracista.

“O Conselho e a Secretaria Municipal de Igualdade Racial são frutos da nossa luta, são espaços de conquista da nossa mobilização, compromisso nosso, então, nós podemos e vamos ter uma sociedade antirracista, porque nós lutamos todos os dias”. Roseane concluiu citando um trecho da música do Natiruts que diz: “crianças não nascem más, crianças não nascem racistas, crianças não nascem más, aprendem o que a gente ensina”.

+ sobre o tema

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou...

para lembrar

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance rosas, cravos e astromélias quando é recebido a tiros de fuzis, escopetas e pistolas. Mas...

Quem foi Miguel Barros (1913-2011), o artista plástico e antirracista apagado da História da Arte no Brasil?

O Brasil possui muitos nomes de destaque nas artes plásticas. Pessoas que entregaram suas vidas à criação e deixaram ricas contribuições para se pensar...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação de desnutrição aguda, a ONU alerta que o mundo dificilmente atingirá a meta estabelecida no...
-+=