Governadores se reúnem em Salvador para lançar Consórcio Nordeste

Governadores do Nordeste se encontram neste momento em Salvador (BA) para discutir temas de interesses da região e instalar o Consórcio Interestadual Sustentável do Nordeste, criado em março deste ano. Essa, pelo menos, é a pauta oficial prevista para o encontro, que é realizado no Centro Administrativo da Bahia. Além disso, espera-se também uma reação conjunta dos gestores contra o presidente Jair Bolsonaro, que, há pouco mais de 10 dias, fez declarações que foram consideradas discriminatórias com a região e seus moradores.

Por  José Matheus Santos, do Diário de Pernambuco

Em Salvador, sete governadores e dois vices marcam presença no Fórum dos Governadores do Nordeste (Foto: Divulgação/Gov.SE)

“O Consórcio vem justamente para melhorar a qualidade da gestão pública e proporcionar aos Estados um instrumento para que se possa fazer mais com menos, gastando menos recursos, mas podendo aproveitar o que há de cada vez mais bem-feito por parte dos Estados e que possa ser compartilhado”, disse o governador de Pernambuco, Paulo Câmara.

Além do pernambucano Paulo Câmara, que chegou às 9h45 no encontro, e do anfitrião Rui Costa (PT-BA), já estão presentes os governadores Flávio Dino (PCdoB-MA), Wellington Dias (PT-PI), Fátima Bezerra (PT-RN), João Azevêdo (PSB-PB) e Belivaldo Chagas (PSC-SE). A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela (PDT), está na reunião, já que o governador Camilo Santana (PT) está com uma virose, segundo a assessoria de imprensa do governo cearense. O vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa (MDB), representa o governador Renan Filho, também emedebista, chefe do executivo do estado.

Também foram convidados para o Fórum do Nordeste em Salvador os senadores baianos Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD) e o ex-ministro da Previdência nos governos Lula e Dilma Rousseff, Carlos Gabas. Há expectativa de que também seja discutida a Reforma da Previdência, que será votada em 2º turno na Câmara dos Deputados no dia 6 de agosto. Por enquanto, o texto aprovado em 1º turno não incluiu estados e municípios.

Ainda nesta manhã, os gestores nordestinos pretendem divulgar as primeiras medidas do Consórcio do Nordeste, criado em março e compartilhado entre os nove estados região após aprovação das Assembleias Legislativas. A iniciativa tem como objetivo firmar parcerias entre as unidades federativas, bem como economizar recursos financeiros.


Com o consórcio, a expectativa é de que poderão ser feitas, por exemplo, compras compartilhadas entre os Estados. Isso reduz, em tese, os custos dos produtos e dos serviços. As alianças entre os estados poderão acontecer nos âmbitos de desenvolvimento econômico e social, infraestrutura, tecnologia, segurança pública, administração prisional, meio ambiente, entre outras áreas.

Diante do cenário de embates com o Governo Federal, a reunião na Bahia passou a ter também um caráter mais simbólico, considerando que o governador Rui Costa (PT) foi escolhido como primeiro presidente do consórcio para um mandato de um ano. Além disso, vale lembrar que o petista não apenas reagiu contra as declarações de Bolsonaro, mas resistiu à presença dele no seu estado. Na última terça-feira, o governador não compareceu à cerimônia de inauguração do Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, que contou com a presença do presidente. Na ocasião, Bolsonaro protagonizou uma nova polêmica ao reclamar da atitude do governador, que não liberou a Polícia Militar para fazer a segurança da comitiva presidencial. Rui Costa, por sua vez, afirmou ser o evento %u201Cexclusivamente federal%u201D e caberia às forças federais fazer a escolta do presidente e não a PM, %u201Cuma instituição estadual%u201D, justificou o petista na ocasião.

Jair Bolsonaro criou um conflito com a região Nordeste durante café da manhã com jornalistas estrangeiros, no Palácio do Planalto, no dia 19. Em uma conversa informal com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, ele afirmou %u201Cque daqueles governadores de paraíba, o pior é o do Maranhão (Flávio Dino). Não tem que soltar nada para aquele cara%u201D. As palavras do presidente repercutiram negativamente e provocou reações de autoridades e moradores dos estados nordestinos, que expressaram suas opiniões nas redes sociais. Para se defender dos ataques, Bolsonaro, quando esteve na Bahia, usando um chapéu de vaqueiro, negou ter ofendido o povo do Nordeste e disse ser irmão dos nordestinos.

+ sobre o tema

Obama afirma que reanimar a economia é sua tarefa mais urgente

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, considera que...

Tribunais são enviesados contra mulheres e negros e não fazem justiça, diz advogada da OAB

Os Tribunais de Justiça são enviesados e, por isso,...

O tal “panelaço” tem cara, grife, cor e endereço, nobre, diga-se de passagem

O tal "panelaço", importado da Argentina, de que  grande...

Bresser Pereira lamenta: o Brasil enlouqueceu

Fundador do PSDB, economista e ex-ministro dos governos Sarney...

para lembrar

Escravidão e discriminação

Por Margareth Menezes     Neste momento, em...

Presidente Lula anuncia investimento em catadores de materiais recicláveis

Fonte: G1- Trabalhadores terão carros elétricos para coleta de...

Geração Z: antes mentíamos aos pais para sair, agora mentem aos amigos para ficar em casa

Saídas para bares, festas e encontros mudam de acordo...

Lula para Gaviões: ‘esta é uma das maiores homenagens que recebo em toda minha vida’

Presidente Lula, internado no Hospital Sírio Libanês, grava uma...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=