Governo de Minas realiza curso para países africanos de língua portuguesa

O governo de Minas e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) vai auxiliar países africanos de língua portuguesa a superar dificuldades na preservação de seus recursos hídricos. De 28 de janeiro a 8 de fevereiro, o Centro Unesco-Hidroex, vinculado a Sectes e a Comissão Nacional da Unesco de Cabo Verde, realizam na cidade de Praia, naquele país africano, o curso “Monitoramento e Avaliação da Qualidade da Água”. Serão 80 horas de aulas e atividades ministradas por consultores do Unesco-Hidroex , do IHE-Delf e do ICCE de Portugal. A iniciativa tem ainda a chancela da Universidade de Cabo Verde.

Reprodução/tecnologia.mg.gov.br

O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, irá se reunir com autoridades daquele País. Ele tem um extensa agenda com ministros de Estado de Cabo Verde para discutir acordos de cooperação e parceria na preservação de nossos recursos hídricos. “É uma bela oportunidade para mostrar o que vem sendo executado pelo Governo de Minas no setor”, destaca revelando que a Cidade das Águas Unesco Hidroex terá participação decisiva nesta missão.

Segundo a diretora de Capacitação e Ensino do UNESCO-HidroEX, Sheila Paiva de Andrade, trata-se da primeira ação do Governo de Minas dentro da programação do Ano Internacional de Cooperação da Água, instituído pela UNESCO para 2013.

Este será o segundo curso internacional realizado pelo Governo de Minas, em cumprimento aos acordos da chancela da UNESCO. O primeiro foi realizado na Colômbia, em Cali, em outubro do ano passado, abordando o tema: Gestión Integrada Del Riesgo por Inundaciones: Conceptos, Medidas y Desesafios.

De acordo com Sheila, outras ações do Governo de Minas serão realizadas este ano em parceria com a CPLP, em Moçambique, São Tomé e Príncipe e Angola. “Também fará parte da programação internacional do UNESCO-HidroEX, a ser desenvolvida no ano de 2013, a execução de um programa de capacitação em gestão de águas, gestão de riscos de eventos naturais, qualidade de água e legislação transfronteiriça no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, através do Programa Hidrológico Internacional para a América Latina e Caribe”, afirmou a diretora.

Fonte: Tecnológia Mg

+ sobre o tema

Estudantes têm até esta sexta-feira (14) para se inscrever no Enem

Termina nesta sexta-feira (14) o prazo para inscrições no Exame...

Harvard lança mais de 100 cursos gratuitos e legendados em português

Os cursos disponíveis são divididos nas áreas a seguir. Artes...

Inscrições no Enem 2024 são prorrogadas até 14 de junho

As inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)...

para lembrar

ProUni: Evasão é inferior à média do sistema universitário

  A evasão entre os alunos que cursam o ensino...

Vamos falar sobre a questão étnico-racial na formação dos professores?

Lançamento da Pallas Editora, “A questão étnico-racial na formação...

Professores no Brasil estão entre mais mal pagos em ranking internacional

O Brasil é o lanterninha em um ranking internacional...

A Importância da Geografia no Ensino da Cultura Africana no Currículo Escolar

  A Lei 10639 foi promulgada pelo Congresso Nacional em...
spot_imgspot_img

Termina hoje (14) prazo para inscrição no Enem

Termina hoje (14) o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro...

Estudantes têm até esta sexta-feira (14) para se inscrever no Enem

Termina nesta sexta-feira (14) o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro...

Harvard lança mais de 100 cursos gratuitos e legendados em português

Os cursos disponíveis são divididos nas áreas a seguir. Artes e Design; Negócios e Gestão; Ciência da Computação; Ciência de Dados; Ciência e Engenharia; Ciências Sociais; Desenvolvimento Educacional e Organizacional; Humanidades; Matemática e...
-+=