Governo estende seguro desemprego para 216,5 mil trabalhadores

Fonte: Canal Rural

Gabriel Jabur/ Agência Brasília/Fotos Públicas

O governo vai ampliar o acesso a parcelas adicionais do seguro desemprego para mais de 216 mil trabalhadores demitidos nos últimos meses de dezembro e janeiro. A medida precisa ser aprovada pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador.

O fechamento de vagas em vários setores da economia, provocado pela crise econômica, é a principal razão para o governo ampliar o acesso a mais duas parcelas adicionais do seguro desemprego. Em fevereiro, a medida atendeu mais de 103 mil pessoas. Mas o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, descarta a necessidade de novas ampliações.

– Dificilmente teremos essa necessidade porque o mercado já está mudando e estamos crescendo bem na geração de emprego. Não se pode comparar o ano de 2009, quando o mundo inteiro está demitindo, e achar que vamos ter o mesmo número de empregos de 2008. Eu acredito então que nós entramos em um eixo de crescimento forte que não necessitará mais recorrer a esse mecanismo de recuperação das perdas do salário do trabalhador – declarou o ministro.

O anúncio do governo é uma resposta às reivindicações dos representantes dos trabalhadores. Segundo Lupi, a meta é criar um milhão de empregos em 2009 e a previsão é que a taxa de desemprego, medida pelo IBGE, fique entre 8% e 8,5%, considerando um crescimento do PIB acima de 2%. O ministro discordou da preocupação com o desemprego, demonstrada pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

– É uma questão de visão de avaliação. É claro que qualquer desemprego preocupa, do mesmo jeito que, para mim, por exemplo, preocupa a taxa Selic ser muito alta – completou.

Segundo os cálculos do Ministério do Trabalho, o governo deve desembolsar R$ 236,7 milhões para o pagamento das parcelas extras. Carlos Lupi garantiu que o caixa do Fundo de Amparo ao Trabalhador está positivo e que há recursos para garantir o gasto adicional.

Materia original: Governo estende seguro desemprego para 216,5 mil trabalhadores

+ sobre o tema

Bordadeiras querem acabar com a figura do “atravessador”

Elas foram descobertas pelo estilista mineiro Ronaldo Fraga Por Thaís...

Ter mais mulheres nos conselhos das empresas interfere no valor de sua ações?

Até aqui, o que se sabia através de pesquisas...

Dublin capital da Irlanda tem vagas de emprego para fluentes na Língua Portuguesa

Empresa de Recrutamento e Seleção procura 'Portuguese Speakers' para...

Curso gratuito Manicure e Pedicure Profissional

Ligue e faça sua inscrição Estão abertas inscrições para...

para lembrar

Mulheres com formação técnica são maioria no mercado de trabalho, diz Rais

Em 2013, grupo representou 55%, informou a Relação Anual...

Metade dos brasileiros já sofreu assédio no trabalho, aponta pesquisa

Mariana teve um fax esfregado em seu rosto pela...

Shopping Taboão abre 120 vagas para novas lojas

- Fonte: G1 - Há oportunidades para estoquista,...

CUBATÃO: Cursan abre concurso para 62 vagas diversas, mais cadastro de reserva

Fonte:Cubatão.SP -   Estão abertas as inscrições para...
spot_imgspot_img

Mulheres sofrem mais microagressões no ambiente de trabalho e têm aposentadorias menores

As desigualdades no mercado de trabalho evidenciam que as empresas têm um grande desafio pela frente relacionado à equidade de gênero. Um estudo recente da McKinsey...

Sem desigualdade de gênero, mundo poderia ter PIB ao menos 20% maior, diz Banco Mundial

O Produto Interno Bruto (PIB) global poderia aumentar em mais de 20% com políticas públicas que removessem as dificuldades impostas às mulheres no mercado...

Homens ocupam seis em cada dez cargos gerenciais, aponta IBGE

As mulheres são maioria entre os estudantes que estão em vias de concluir o ensino superior, no entanto são minoria em relação a posições...
-+=