Governo Sarkozy quer que até 2012, 30% de seus alunos sejam bolsistas

PARIS – Universidades de elite estão sendo criticadas na França por sua resistência em facilitar o acesso de estudantes vindos de famílias de baixa renda a seus cursos. As chamadas grandes écoles, instituições superiores especializadas e de pequeno porte, alegam temer que caia o nível do ensino caso atendam a um objetivo do governo Sarkozy de que, até 2012, 30% de seus alunos sejam bolsistas. O governo diz que não vai impor cotas, mas o ministro da Educação, Luc Chatel, protestou contra a argumentação das instituições de ensino.

– É profundamente chocante que alguém imagine que convocar estudantes de classes desprivilegiadas pudesse reduzir o nível das escolas – afirmou o ministro Chatel.

O governo, como parte das iniciativas do presidente Nicolas Sarkozy a fim de dar melhores condições educacionais a jovens das periferias, pretende que as universidades aumentem sua quantidade de bolsistas para 30% do total de estudantes. Mas as grandes écoles temem que a medida se torne um sistema compulsório de cotas, e afirmam que não pretendem reduzir os rigorosos padrões seletivos.

“O nível da seleção para ingresso deve ser o mesmo para todos”, disse um comunicado da Conference des Grandes Écoles, que representa cerca de 200 dessas instituições.

As grandes écoles formam um sistema educacional paralelo ao das grandes universidades, e são frequentemente acusadas de darem oportunidade apenas a estudantes de classes mais altas: não por terem mensalidades caras – a maioria é administrada pelo Estado e tem preços acessíveis – mas pelo exigente processo de seleção, que favorece jovens educados em escolas da elite.

A ministra de Ensino Superior, Valerie Pecresse, afirmou ontem que a meta de 30% é “um objetivo, não uma cota” a ser imposta, segundo o jornal “Le Monde”.

Fonte: O Globo

+ sobre o tema

para lembrar

Em sessão solene na Câmara, ministra destaca reaproximação do Brasil com países africanos

Luiza Bairros lembrou a intenção do governo brasileiro de...

Dilma é recebida por Sarkozy em Paris

Candidata do PT vai se encontrar com líderes europeus...

Michelle Obama: “Os homens de minha vida não falam assim sobre as mulheres”

Há emoção nos comícios de Michelle Obama a favor...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=