Governo vai apurar caso de racismo contra vereador

 

“Você é um negro descarado e vagabundo”. Com essas palavras o vereador Délcio Mascarenhas (PP) teria se referido ao colega Cristiano Sena (PT) em pleno exercício parlamentar, na última terça (24), na Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus. Para Cristiano, a ofensa não foi destinada apenas a ele, mas a toda a população da cidade, que é em sua maioria composta por negros. “O vereador Délcio já possui em sua trajetória diversos casos de racismo e intolerância religiosa, porém ele acha que com o dinheiro ele compra a personalidade e a moral das pessoas, mas a minha dignidade e a da população negra não está à venda. Por isso a população de Santo Antônio de Jesus quer uma resposta dos órgãos públicos para coibir crimes como este”, disse Cristiano Sena.

Após prestar queixa de racismo na delegacia municipal, o vereador procurou a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia, (SEPROMI) e as Comissões de Direitos Humanos e Segurança Pública e da Promoção da Igualdade Racial da Assembleia Legislativa para denunciar o ato. Em reunião hoje (27), com o Secretário da SEPROMI, Elias Sampaio, representantes do Fórum Gestor de promoção da Igualdade Racial de Santo Antônio de Jesus, e do deputado estadual Marcelino Galo, foi definido que o Governo do Estado, através da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e em conjunto com a Assembleia Legislativa, vai convocar uma audiência pública no município para debater caso.

O vereador Cristiano Sena também fez uma denúncia na Rede de Combate ao Racismo e Intolerância Religiosa do Estado da Bahia, entidade que agrega 21 órgãos no âmbito federal e estadual. Para Elias Sampaio, esse caso é um típico exemplo de racismo institucional que deve ser analisado de perto. “Vamos debater esse assunto inadmissível em uma audiência pública no município e tenho a certeza que a Rede de Combate ao Racismo e Intolerância Religiosa irá tomar as medidas legais pertinentes”, declarou.

 

Fonte: Política Livre

+ sobre o tema

Uruguai: governo diz que número de abortos diminuiu após descriminalização

Segundo o governo, os dados preliminares apontam entre 300...

Nota da CNAIDS ao Ministro Alexandre Padilha

AoExmo. Sr.Alexandre PadilhaMinistro de Estado da Saúde - Ministério...

GO: ex-pastor é preso por estupro e cárcere privado da mulher por 6 anos

Um ex-pastor evangélico de 45 anos foi preso na...

Carta Aberta contra a chamada para a II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial

Vimos manifestar publicamente à sociedade curitibana, assim como ao...

para lembrar

O apoio turco às vítimas do racismo na Alemanha

Depois dos atentados racistas contra a famíla Yigit, na...

Denúncias de racismo abalam Departamento de Bombeiros de NY

O Departamento de Bombeiros de Nova York (FDNY), uma...

Comissão diz que não houve ato ilícito da Justiça ao algemar advogada negra

Desembargador também inocentou a juíza que pediu a prisão...

‘Lá nunca mais volto’ – SEU JORGE sofre racismo na Itália – áudio

Entrevista concedida ao produtor Van Damme, da Beat98 Seu...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=