Gravação rara reproduz voz de Mário de Andrade pela primeira vez

Gravações encontradas por pesquisadores de universidades brasileiras e americanas mostram pela primeira vez a voz do poeta modernista Mário de Andrade. Disponíveis no site do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, os áudios reproduzem o autor de ‘Macunaíma’ cantando cantigas populares brasileiras.

Os registros foram feitos em 1940 pelo linguista americano Lorenzo Turner. Além de Mário, a escritora Rachel de Queiroz e Mary Pedrosa – mulher de Mário Pedrosa – entoam músicas de roda e outras melodias tradicionais do país.

As gravações foram divididas em ‘lado A’ e ‘lado B’ – no primeiro, a cantoria. No segundo, os três falam ao linguista sobre as músicas que haviam acabado de cantar. É possível, também, ouvir as vozes do escritor Pedro Nava e do crítico Mário Pedrosa.

“Mário, o que você gravou?”, pergunta o entrevistador.

“Eu gravei uma canção de mendigo colhida por mim mesmo na zona do Catolé do Rocha, no sertão da Paraíba. Os mendigos do Brasil costumam sempre pedir esmolas cantando, principalmente pelo interior. Foi uma dessas questões que cantei”, responde o poeta, no áudio. Mais adiante, ele diz: “Além da canção de mendigo, como última peça do disco, eu cantei ainda o famoso toca-zumba, que é um canto de negros brasileiros do tempo da abolição. Esse canto generalizou-se por todo o Brasil e, aliás, já está publicado no livro de ‘Friedenthal’”.

A descoberta é resultado de um trabalho de pesquisadores da Universidade de São Paulo, da Universidade Federal de Pernambuco, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, onde estava o arquivo fonográfico.

A voz de Mário de Andrade surge em um ano de celebração do escritor – ele será o autor homenageado pela Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) em 2015, quando se completam 70 anos de sua morte. Além disso, sua trajetória foi recuperada em nova biografia, em um volume que também traz um romance inédito e suas cartas.

 

+ sobre o tema

Tia Ciata

A imagem que temos hoje de Tia Ciata surgiu...

Joaquim Barbosa

Joaquim Benedito Barbosa Gomes (Paracatu, Minas Gerais, 1954 - )...

Geografia: Além do professor – Milton Santos

Esta sala é para mim um presente. Tentarei colocar-me...

Ganga Zumba

Ganga Zumba, ou Grande Senhor, foi o primeiro líder...

para lembrar

A lição de Mário de Andrade – I, por Walnice Nogueira Galvão

Celebrações da passagem do aniversário de 70 anos da...

Enciclopédia de Mário de Andrade é concluída

Dedicada ao Brasil, obra em cinco volumes cobre da...

Quilombolas de Santana de Parnaíba resistem e mantém tradição do samba de bumbo

Um documento amarelado pelo tempo, guardado no Arquivo Público...
spot_imgspot_img

Homenageando Mário de Andrade, Mocidade Alegre é a grande campeã do Carnaval de São Paulo

A Mocidade Alegre levou pela segunda vez consecutiva o título de grande campeã do Carnaval das escolas de samba de São Paulo deste ano. Na somatória das notas, a agremiação...

Quilombolas de Santana de Parnaíba resistem e mantém tradição do samba de bumbo

Um documento amarelado pelo tempo, guardado no Arquivo Público do Estado, revela que em 1775 o governador da capitania de São Paulo, general Martim...

A lição de Mário de Andrade – I, por Walnice Nogueira Galvão

Celebrações da passagem do aniversário de 70 anos da morte de Mário de Andrade multiplicam-se, e merecidamente, nem é preciso dizer. Homem dos sete...
-+=