Greenwald critica monopólio da mídia e lança Intercept em português

Jornalista norte-americano, que denunciou recentemente a fraude da pesquisa Datafolha, destaca a “reação extraordinária” às reportagens do portal no Brasil e diz que “ficou claro que há um enorme apetite por formas alternativas de jornalismo no país”; “Há muito tempo, o quinto país mais populoso do mundo é dominado por um número reduzido de veículos de comunicação, dos quais a grande maioria apoiou o golpe de 1964 e os 21 anos da violenta ditadura de direita que se seguiram. Essas instituições ainda pertencem às mesmas cinco famílias extremamente ricas e poderosas”, diz ele em um texto de apresentação, acrescentando que o “monopólio resultou em um mercado de comunicação que asfixia a diversidade e a pluralidade de opiniões”

Do Brasil 247 

O jornalista norte-americano Glenn Greenwald, conhecido por tornar públicos os segredos do ex-agente da CIA Edward Snowden no jornal britânico The Guardian, acaba de lançar a versão em português de seu portal de notícias, o The Intercept. Em um texto de apresentação da página, ele faz críticas ao monopólio da mídia no Brasil.

Ele cita que os artigos do portal escritos em inglês e português têm tido uma “reação extraordinária” e que o público tem “crescido rapidamente”. Greenwald, que recentemente denunciou a fraude da pesquisa Datafolha que escondeu números aos leitores, diz que “ficou claro que há um enorme apetite por formas alternativas de jornalismo no país”.

“Há muito tempo, o quinto país mais populoso do mundo é dominado por um número reduzido de veículos de comunicação, dos quais a grande maioria apoiou o golpe de 1964 e os 21 anos da violenta ditadura de direita que se seguiram. Essas instituições ainda pertencem às mesmas cinco famílias extremamente ricas e poderosas”, diz ele, acrescentando que o “monopólio resultou em um mercado de comunicação que asfixia a diversidade e a pluralidade de opiniões”.

“Acreditamos que a sede por um jornalismo mais independente, pluralístico e destemido vai além da crise política pela qual passa o país. Ao simplesmente ignorar grande parte da população, os grandes veículos de comunicação brasileiros mascaram os principais desafios sociais e econômicos presentes, assim como a diversidade de opiniões e movimentos existentes no país”, afirma. Ele define os jornalista e blogueiros independentes no Brasil como uns dos “mais dinâmicos e talentosos do mundo”.

+ sobre o tema

Presente em protestos, jornalismo cidadão força adaptação da mídia tradicional

Cobertura independente deve fazer grande imprensa buscar o 'jornalismo...

Empreendedores de favelas são destaque em feira

"Nós identificamos empreendedores dos setores econômicos que mais se...

Kenarik Boujikian: “Onde Roseana Sarney esteve nos últimos anos?”

  Por Conceição Lemes,   Nos últimos dias,...

Senado aprova cota para mulheres no Legislativo

A participação feminina na política ganhou um reforço. O...

para lembrar

Novo representante do Unicef no Brasil visita o Amazonas nesta semana

O roteiro do norte-americano Gary Stahl, que assumiu o...

CPI do Trabalho Escravo é instalada na Câmara

Ruralistas demonstram preocupação com a pauta e jogam peso...

Índios anunciam suicídio coletivo no MS

Por Felipe Patury, Época Uma carta assinada pelos...

Tradição de parteiras está no centro de incentivo ao parto normal na Grã-Bretanha

Até 2011,o índice de cesarianas realizadas no Reino Unido...
spot_imgspot_img

Notas do ‘Enem dos concursos’ saem nesta terça-feira; saiba como funciona cálculo

As notas do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) — tanto da prova de múltipla escolha, quanto da parte escrita — estão previstas para serem...

Mulheres negras e homens brancos: as desigualdades de candidaturas e bens nas eleições

Homens brancos declararam, em média, R$ 7,3 milhões, enquanto mulheres pretas declaram R$ 848 mil em média. Apenas 4,5% das candidaturas às prefeituras de...

Outubro Rosa: mulheres têm exames gratuitos na rodoviária de Brasília

A chegada do décimo mês do ano, nesta terça-feira (1°), marca o início do Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização da sociedade e dos...
-+=