Grêmio Pra Quê?: Estudantes do ensino médio focam atividades culturais e campeonatos, mas partcipam pouco das decisões da escola

Em escola pública, alunos lutam por melhor estrutura física

 

Fonte: Folha de São Paulo

Na Escola Estadual Professor Sérgio da Costa, a batalha mais recente do grêmio estudantil tem sido angariar fundos para colocar bebedouros nos corredores.
O colégio fica no extremo norte de São Paulo, no bairro de Sobradinho, e abriga 1.200 alunos. Entre esses, 25 fazem parte da agremiação.

Os estudantes foram eleitos em março, concorrendo com outras três chapas. Propuseram, na época da votação, espelho no banheiro, som no intervalo e ventiladores nas salas de aula, entre outras coisas.

A promessa de som e de ventiladores eles conseguiram cumprir fazendo festinhas, gincanas e rifas para arrecadar dinheiro. Contaram, também, com o patrocínio de mercados próximos. E os espelhos?

“Não conseguimos o dinheiro”, explica Jayce Elle, 15, presidente do grêmio. Mas a direção acabou dando o dinheiro, para alívio do grupo. “Eles nos ajudaram em segredo e nos deram o crédito”, diz a garota.

Os alunos retribuíram o apoio. Quando a escola alagou, contam, correram até o local para empurrar a lama para fora. Vez ou outra, ajudam as “tias da limpeza”, varrendo o pátio na hora do intervalo.

A política que o grêmio exerce na escola Sérgio da Costa é temperada pela boa relação com a direção. E o colégio acabou virando refúgio dos alunos.

“Temos de pedir que voltem para suas casas!”, brinca o professor Dimecley de Jesus Tosta. “Nem me lembro do gosto do arroz da minha mãe”, completa Kayke Bento Pires, 14.

Entre as táticas do grupo para definir prioridades, está uma surrada caixinha de papelão em que os alunos colocam papéis com pedidos. “Somos alunos, e é também por nós que queremos melhorar a escola”, diz Laysa da Silva Wanderley, 13.

 

+ sobre o tema

Conae SP: Delegados criticam falta de tempo para discussão em etapas municipais e intermunicipais

Em segunda cobertura especial sobre a Conae, o Observatório...

Crítica: Marilena Chaui terá sua obra publicada em nove volumes

  Os "Escritos de Marilena Chaui" começam agora a ser...

Violência é o maior problema para pais, alunos e professores da escola pública

Pesquisa conclui que, no estado de São Paulo, progressão...

para lembrar

Estudante da USP é eleita presidente da UNE

Filiada ao PCdoB, Virgínia Barros quer aumentar a pressão...

Menino chamado de ‘Félix’ por professora vai mudar de escola

A mãe do menino de 11 anos que foi...

USP, UFSC e VEDUCA lançam 1º MBA on-line e gratuito

A USP (Universidade de São Paulo), a UFSC (Universidade...

UFRB abre concurso para contratar mais de 60 professores

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu território cerca de 4 milhões de pessoas africanas escravizadas (IBGE, 2000). Refletir sobre a formação...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=