Grito pelo fim do racismo e lesbofobia: 2ª Virada Feminista

O horário de almoço de inúmeras pessoas que trabalham e circulam pelo Setor Comercial Sul, no centro de Brasília, foi agitado. Feministas de diversos movimentos organizados e feministas autônomas participaram do Grito pelo fim do Racismo e Lesbofobia. A manifestação teve o objetivo de chamar a atenção e convocar a população a reagir a todos os tipos de violência contra a mulher.

De acordo com Guacira Oliveira, da coordenação da Articulação das Mulheres Brasileiras (AMB), a ideia era chamar a população para dar um basta na violência contra as mulheres “precisamos de uma reação, e isso é o papel de toda a sociedade”, disse.

silencio cumplice guacira

O evento contou com as performances das atrizes Tina Carvalho, fantasiada de palhaça Marmota e de Anna Prado, que incorporou sua personagem “Annarkista de Cristo” e recitou poesias aos transeuntes. A DJ mais badalada na cena lésbica da capital, Pati Merenda, discotecou em plena praça e atraiu os olhares e ouvidos dos pedestres. Depois da concentração, as manifestantes caminharam até o restaurante onde duas jovens foram espancadas por lesbofobia.

A produtora cultural e “artivista” Nadja Dulci acredita que esta mistura de arte e protesto pode ser muito bem sucedida, “a ideia de misturar arte e protesto foi uma maneira que encontramos de sensibilizar as pessoas, disputar o imaginário, visto que as mulheres artistas, ativistas feministas, refletem, através de suas criações, o que acontece no mundo, tanto as opressões vividas como as belezas de ser mulher”, afirmou.

Apesar de ser uma pauta polêmica, o ato foi bem recebido pela população, “as pessoas se mostraram curiosas e abertas à manifestação e às questões que levantamos pro debate” contou Nadja.

MEMÓRIA:
No dia 25/02, duas mulheres foram agredidas após serem xingadas por Wilian Alves do Carmo, 26 anos, que as perseguiu e as espancou, no Setor Comercial Sul, em pleno horário de almoço. Uma delas teve o osso da perna esquerda quebrado e a outra teve que passar por uma cirurgia, pois fraturou o braço. A jovem disse que apesar da violência ter acontecido num local com grande trânsito de pessoas, ninguém tentou impedir as agressões.

geral2

Para Dulci, a omissão em reagir à violência vem por parte da nossa cultura machista que muitas vezes, banaliza a violência contra a mulher. “A mulher é vista como culpada, mesmo quando está na condição de vítima. Outro ponto que podemos levantar para essa falta de ação das pessoas é que a reflexão crítica sobre o que acontece à nossa volta ainda está em curso. Por isso estamos em protesto nas ruas, para compartilhar nossas lutas e despertar os desejos de pensar coletivamente”, refletiu.

Na madrugada do dia 28/02, ainda na mesma semana, quatro jovens, com idade entre 18 e 22 anos, foram agredidas no Balaio Café, 201 Norte, os agressores gritavam: “lepra da sociedade, puta neguinha, sapatona e vocês têm que morrer”.

E o mais chocante: enquanto as vítimas e agressores aguardavam para dar o depoimento e tentar fazer o Boletim de Ocorrência, na Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM), os dois principais agressores riam e debochavam delas. Eles foram liberados após o depoimento.

Fonte: CFEMEA

+ sobre o tema

Deputada Leci Brandão Propõe a criação da Semana Estadual do Hip-Hop

    De acordo com o Projeto de Lei 306/2012 ,...

Câmara realiza homenagem ao Professor Eduardo de Oliveira

Sessão solene realizada em comemoração aos 86 anos do...

Ministra da igualdade racial participa de caminhada contra intolerância religiosa no Rio

Mobilização reuniu no domingo (16), milhares de candomblecistas, católicos,...

para lembrar

O depoimento dessa mãe é mais do que um debate: é uma aula essencial sobre feminismo

Ser mãe é daquelas coisas difíceis de explicar, gente:...

Guevedoces: o estranho caso das ‘meninas’ que ganham pênis aos 12 anos

Condição parece ligada a uma deficiência genética comum em...

O crack, a maternidade e o poder público

Adoção de crianças e, mais que tudo, adoção de...

Seminário internacional Brasil/EUA debate violência contra mulher

Evento aborda programas para homens autores de violência Do MPSP O...
spot_imgspot_img

Vamos a desprincesar! Reflexões sobre o ensino de história à partir da presença de María Remedios del Valle na coleção Antiprincesas

Lançada em 2015 em meio à profusão de movimentos feministas, a coleção de livros infantis Antiprincesas da editora argentina independente Chirimbote se tornou um...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...
-+=