O Grupo de Trabalho (GT) instituído pelo Governador Renato Casagrande para discutir o processo de implementação de políticas de promoção da igualdade racial conclui os trabalhos na tarde desta segunda-feira (04).
O Grupo composto pelos Secretários Rodrigo Coelho (Assistência Social e Direitos Humanos), Robson Leite (Governo), Luiz Cicilioti (Casa Civil) e representantes dos Agentes Pastoral Negros, Círculo Palmarino, Coordenação Estadual de Quilombos, Fórum Estadual de Juventude Negra, Negritude Socialista Brasileira, Oborin Dudu e União de Negros pela Igualdade permaneceu em diálogo durante dois meses e conseguiu cumprir os objetivos estabelecidos.
Na última reunião do Grupo foi aprovado o Relatório Final que deverá ser entregue ao Governador. As entidades do Movimento Negro reivindicam a criação de uma Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e de um Conselho Estadual da População Negra para impulsionar o processo de implementação de ações que visem o enfrentamento das desigualdades raciais no estado.
O representante do Fórum Estadual de Juventude Negra no GT, Luiz Inácio, explica sobre a expectativa das entidades. “Esperamos que o Governador acolha as reivindicações do Movimento Negro. Infelizmente o Espírito Santo é um dos poucos estados do país que não possui organismos voltados ao desenvolvimento e articulação de políticas especificas para povo negro”, enfatiza o jovem.
Apesar da existência da Lei Estadual 7.723/04, que institui as políticas de promoção da igualdade racial no Espírito Santo, até então não havia ação concreta do Governo Estadual para garantir a sua regulamentação e implementação. Através desse processo de diálogo as entidades acreditam que medidas serão desenvolvidas para garantir a superação de diversos problemas acarretados pelo racismo que ainda persiste na sociedade.
Fonte: Lista Racial