Grupo conclui trabalho sobre política de promoção da igualdade racial no ES

O Grupo de Trabalho (GT) instituído pelo Governador Renato Casagrande para discutir o processo de implementação de políticas de promoção da igualdade racial conclui os trabalhos na tarde desta segunda-feira (04).

O Grupo composto pelos Secretários Rodrigo Coelho (Assistência Social e Direitos Humanos), Robson Leite (Governo), Luiz Cicilioti (Casa Civil) e representantes dos Agentes Pastoral Negros, Círculo Palmarino, Coordenação Estadual de Quilombos, Fórum Estadual de Juventude Negra, Negritude Socialista Brasileira, Oborin Dudu e União de Negros pela Igualdade permaneceu em diálogo durante dois meses e conseguiu cumprir os objetivos estabelecidos.

Na última reunião do Grupo foi aprovado o Relatório Final que deverá ser entregue ao Governador. As entidades do Movimento Negro reivindicam a criação de uma Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e de um Conselho Estadual da População Negra para impulsionar o processo de implementação de ações que visem o enfrentamento das desigualdades raciais no estado.

O representante do Fórum Estadual de Juventude Negra no GT, Luiz Inácio, explica sobre a expectativa das entidades. “Esperamos que o Governador acolha as reivindicações do Movimento Negro. Infelizmente o Espírito Santo é um dos poucos estados do país que não possui organismos voltados ao desenvolvimento e articulação de políticas especificas para povo negro”, enfatiza o jovem.

Apesar da existência da Lei Estadual 7.723/04, que institui as políticas de promoção da igualdade racial no Espírito Santo, até então não havia ação concreta do Governo Estadual para garantir a sua regulamentação e implementação. Através desse processo de diálogo as entidades acreditam que medidas serão desenvolvidas para garantir a superação de diversos problemas acarretados pelo racismo que ainda persiste na sociedade.

 

 

 

Fonte: Lista Racial

+ sobre o tema

Saiba como se cadastrar para o Pé-de-Meia Licenciaturas

Os estudantes de cursos de licenciatura na modalidade presencial,...

Como funciona o programa Pé-de-Meia e como sacar o primeiro pagamento

Estudantes que concluíram um dos três anos do ensino médio...

para lembrar

Yorùbá: língua, memória e parte da consciência do povo negro

Diferente de línguas mortas como o latim, o grego...

Comissão da UFRGS aponta que 239 cotistas raciais não têm características de negros

A Comissão Especial de Verificação da Autodeclaração Racial da...

16 perguntas para avaliar como sua escola aborda o racismo

Uma proposta de educação de direitos humanos   Texto proposto para...

Carta Aberta do Grupo de Estudos e Pesquisas Paulo Freire

Prezados(as), O Grupo de Estudos e Pesquisas Paulo Freire...
spot_imgspot_img

Prouni: convocados da lista de espera devem entregar dados até sexta

O prazo para os pré-selecionados na lista de espera para bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2025 entregarem os documentos para...

Fundo Baobá e B3 Social lançam nova edição de edital de bolsas no exterior para estudantes negros

O Baobá - Fundo para Equidade Racial, com apoio da B3 Social, lança a segunda edição do Programa Black STEM, iniciativa que concederá 3...

Saiba como se cadastrar para o Pé-de-Meia Licenciaturas

Os estudantes de cursos de licenciatura na modalidade presencial, que cumprem os requisitos para serem beneficiados pelo Pé-de-Meia Licenciaturas, devem concluir a inscrição no programa...
-+=