‘Guardian’ acusa universidade Oxford de racismo na seleção de alunos

Renomada universidade americana, Oxford daria preferência a alunos de origem branca em suas seleções, o que foi negado pela instiuição

 

A Universidade de Oxford foi acusada de ter “preferência” por alunos brancos em detrimento de negros ou de outras minorias étnicas, afirmou nesta terça-feira o jornal britânico The Guardian em sua página na internet.

Segundo dados apresentados pelo jornal, os candidatos brancos que desejam estudar na renomada universidade britânica têm o dobro de chances de serem aprovados no concorrido processo seletivo realizado pela instituição do que aqueles que pertencem a minorias.

Entre 2010 e 2011, 25,7% dos estudantes brancos que solicitaram uma vaga em Oxford conseguiram entrar na universidade. Enquanto isso, 17,2% dos alunos de alguma minoria étnica, na mesma situação, foram aprovados.

O deputado trabalhista David Lammy, que já havia denunciado essa situação anos atrás, disse ao The Guardian que os números sugerem uma “preferência institucional” por alunos brancos.

As “Oxbridge” (termo que se refere às universidades de Oxford e Cambridge no Reino Unido) entraram em contato com o jornal e negaram que as diferenças nas porcentagens sejam evidência de discriminação.

O periódico, que também tentou, sem sucesso, conseguir os dados da Universidade de Cambridge, afirmou que os estudantes brancos que querem cursar medicina em Oxford têm mais do que o dobro de chances de conseguir, se comparados com as minorias étnicas.

Ainda segundo o jornal, enquanto 43% dos alunos brancos com excelentes notas entraram em medicina, essa porcentagem foi de apenas 22,1% no caso daqueles que são de minorias étnicas.

O mesmo acontece na área de economia e administração de empresas, na qual foram selecionados 19,1% dos candidatos brancos e 9,3% das minorias.

Na área de direito, no entanto, não há diferenças entre a porcentagem de estudantes brancos e de minorias étnicas que conseguiram as vagas.

Em 2009, Lammy tornou público, entre outros casos, o fato de que apenas um estudante britânico de origens afrocaribenhas foi admitido nesse ano. “A Universidade tentou se justificar e afirmou que essas diferenças acontecem porque o número de candidatos de minorias étnicas é maior do que o número de alunos brancos que pleiteiam uma vaga em Oxford”, disse Lammy.

A Universidade de Oxford garantiu ao ‘Guardian’ que o seu compromisso é selecionar os “melhores estudantes, independentemente da etnia ou de qualquer outro fator”.

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Saber afirmativo

Nas universidades brasileiras, as políticas de cotas promovem a...

Unboxing Sincero #1 Racismo

Siga a Carol nas redes: Instagram Facebook

Jandira celebra votação contra ‘autos de resistência’

A deputada Jandir Feghali (PCdoB-RJ comemorou o acordo para...

West Ham suspende dirigente após acusações de racismo contra jogadores negros

O West Ham suspendeu o diretor de recrutamento, Tony...

para lembrar

Jovens indenizarão garota de programa por atacá-la com extintor

Na madrugada de 4 de novembro de 2007, Luciano...

Como a polícia brasileira mata tanto num país em tempos de paz?

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulga nesta terça-feira...

Conselho Nacional de Justiça suspende posse de juiz branco, que entrou como cotista para pardos e negros

O ministro Luiz Philipe de Mello Filho, do  Conselho Nacional...

Racismo no futebol cresce; clubes engatinham na orientação a jogadores

Casos de injúria nos estádios do país bateram recorde...
spot_imgspot_img

X se assemelha a cidade sem lei

Faz poucos dias, o IBGE apresentou ao país as projeções atualizadas da população. Território inteiro, grandes regiões, todas as 27 unidades da Federação, 100% dos 5.570...

‘Gay não opina aqui’: estudante de 14 anos denuncia que sofreu injúria racial e homofobia de colegas de escola na Zona Sul do Rio

Um estudante de 14 anos foi alvo de injúria racial e homofobia por parte de colegas de turma do Colégio pH, no campus de...

Abordagens por reconhecimento facial têm 10% de falsos positivos, diz PM na Alerj

As abordagens conduzidas pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) com o uso do sistema de reconhecimento por biometria facial tiveram uma taxa de falsos...
-+=