Guiana Francesa quer conhecer afrodescendentes do Amapá

A Guiana Francesa vem demonstrando interesse de manter relações culturais com as comunidades afrodescendentes do Amapá. Ontem à tarde, Fabiane Matory, prefeita de Saint Georges, cidade que faz fronteira com Oiapoque, informou por telefone ao deputado Paulo José (PTC), presidente da Comissão de Relações Exteriores da Assembleia Legislativa (CRE), que existe interesse da Guiana Francesa na aproximação com as lideranças dos movi mentos negros amapaenses. Segundo ela, os guianenses têm peculiaridades culturais e nos costumes que se assemelham aos quilombolas.

Fabiane Matory, que cumprirá agenda de três dias em Macapá, de 6 a 9 de novembro, também mostrou interesse de prosseguir com as conversas e negociações mantidas por outras autoridades da Guiana, que visitarama Macapá no fim do mês passado.

Na capital amapaense, quando vier em novembro, Fabiane Matorry deverá visitar as comunidades do Curiaú, Goiabal, Ilha Redonda, Curralinho, Casa Grande, Ambé, Mazagão e outras que ficam nas redondezas de Macapá e Santana. Ela também será levada pelo deputado Paulo José e pela vereadora Adrianna Ramos às duas principais casas legislativas do Amapá – Assembleia legislativa e Câmara Municipal de Macapá.

A prefeita de Saint Georges também visitará a Nutriama, com proposta para comercialização de produtos alimentícios na fronteira, especialmente carne congelada, biscoitos, massas e outros produtos distribuídos pela empresa .

Fonte: Diário do Congresso

+ sobre o tema

Praça da Liberdade, em SP, tem nome alterado para Liberdade África-Japão

A praça da Liberdade, localizada entre a avenida Liberdade,...

De Izabel a Ignácio Lula: A Redenção Em Dose Dupla

Fonte: MNU - por: Yedo Ferreira - MNU/RJ -...

Fábricas de Cultura inauguram Estúdios de Gravação para uso gratuito

As Fábricas de Cultura Brasilândia, Capão Redondo, Jaçanã, Jardim...

Umbandistas comemoram decreto que torna a religião patrimônio cultural do Rio

Às vésperas do Dia Nacional da Umbanda, celebrado dia...

para lembrar

Dorival, 100 anos de Caymmi

por Luciano Hortencio e Lourdes Nassif Em um 30 de...

Funk, reprimido na rua e ignorado na escola

Tese demonstra que professores — como a maioria da...

Ludmilla recebe críticas por novo look e rebate: ‘vai ter negra platinada sim’

Após polêmica envolvendo seu cabelo e até comparações com a...
spot_imgspot_img

Geledés lamenta o falecimento de Abdias Nascimento Filho, o Bida 

Na última quinta-feira (27) o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro) noticiou o falecimento do músico e ator Abdias Nascimento Filho, conhecido como...

Com entrada gratuita, mostra valoriza voz de jovens artistas LGBTQIA+ negros e indígenas

A exposição "Indomináveis Presenças", em cartaz até 7 de abril no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), propõe ao visitante um percurso que passa...
-+=