A Guiana Francesa vem demonstrando interesse de manter relações culturais com as comunidades afrodescendentes do Amapá. Ontem à tarde, Fabiane Matory, prefeita de Saint Georges, cidade que faz fronteira com Oiapoque, informou por telefone ao deputado Paulo José (PTC), presidente da Comissão de Relações Exteriores da Assembleia Legislativa (CRE), que existe interesse da Guiana Francesa na aproximação com as lideranças dos movi mentos negros amapaenses. Segundo ela, os guianenses têm peculiaridades culturais e nos costumes que se assemelham aos quilombolas.
Fabiane Matory, que cumprirá agenda de três dias em Macapá, de 6 a 9 de novembro, também mostrou interesse de prosseguir com as conversas e negociações mantidas por outras autoridades da Guiana, que visitarama Macapá no fim do mês passado.
Na capital amapaense, quando vier em novembro, Fabiane Matorry deverá visitar as comunidades do Curiaú, Goiabal, Ilha Redonda, Curralinho, Casa Grande, Ambé, Mazagão e outras que ficam nas redondezas de Macapá e Santana. Ela também será levada pelo deputado Paulo José e pela vereadora Adrianna Ramos às duas principais casas legislativas do Amapá – Assembleia legislativa e Câmara Municipal de Macapá.
A prefeita de Saint Georges também visitará a Nutriama, com proposta para comercialização de produtos alimentícios na fronteira, especialmente carne congelada, biscoitos, massas e outros produtos distribuídos pela empresa .
Fonte: Diário do Congresso