Há um novo “Quem é Quem?” feito em madeira e só com mulheres incríveis

Neste jogo, que já bateu todas as metas de angariação de fundos no Kickstarter, as personagens são todas mulheres inspiradoras que marcaram a história da humanidade.

Por Klara Duccini Do Hit

Serena Williams: uma das mulheres extraordinárias do jogo. – Foto: Jeff Gross via Getty Images

 

Ela ganhou um Prémio Nobel? Era uma espiã? Foi a primeira mulher a pilotar um avião? Estas são algumas das perguntas do jogo “Who’s she?’ — uma versão feminina do jogo “Quem é Quem?”, que está em processo de angariação de fundos até 5 de dezembro, no site Kickstarter.

Ao contrário do original da década de 80, em que as perguntas sobre as personagens giram em torno da aparência, neste novo jogo não interessa saber como é ela. O importante é saber o que é que ela fez.

A proposta é fazer perguntas sobre a biografia de 28 mulheres notáveis — com histórias de vida extraordinárias — para desvendar a identidade de cada uma.

Mulheres inspiradoras como uma das melhores tenistas de sempre, Serena Williams, e a primeira mulher a atravessar o oceano Atlântico de avião e sozinha —  Amelia Earhart. Além de divertir, o jogo dá ênfase às profissões exercidas pelas personalidades, com o objetivo de mostrar que as miúdas podem fazer qualquer coisa.

Os cartões contém dados biográficos, factos interessantes e anedotas sobre a trajetória de mulheres poderosas. No tabuleiro, há uma breve inscrição com o nome, a origem, as datas de nascimento e de morte e um resumo de quem foi.

O tabuleiro é feito em madeira e pintado à mão

O “Who’s She” é produzido em Varsóvia, na oficina da designer polaca Zuzia Kozerska-Girard. O tabuleiro é feito com materiais locais, como a madeira de bétula do Báltico, e os retratos são desenhados à mão pela artista Daria Golab. Um trabalho delicado e cheio de detalhes.

“Decidi lançar um projeto que fosse realmente significativo para mim e por isso tive a ideia de fazer este jogo de tabuleiro com mulheres poderosas. Eu queria torná-lo significativo, divertido e durável”, revela Zuzia, na página da campanha.

A poucos dias do encerramento da vaquinha online, a meta de 15 mil euros estabelecida pela designer, já foi ultrapassada. Quase 4 mil pessoas já investiram mais de 296 mil euros. E os números não paravam de mudar, enquanto este artigo era escrito.

O jogo pode ser entregue em qualquer parte do mundo. As encomendas para entrega em fevereiro de 2019 já esgotaram, mas ainda pode fazer um pedido para o mês de abril, a um custo de 65€, ou para o Natal pelo valor de 75€. Para chegar em Portugal, há um custo extra de 10€.

Apesar do nome, “Who’s She?” não é só para mulheres e pode ser uma fonte de inspiração para miúdos e adultos também.

 

+ sobre o tema

Negras e negros estão mais próximos do feminismo do que brancos no Brasil, aponta pesquisa

Datafolha também mostra que quase metade dos homens evangélicos...

Juarez Xavier: “Não existe meritocracia em sociedades desiguais”

Em entrevista à #tvCarta, o professor de Jornalismo Juarez...

Aulas sobre “masculinidade” diminuem índices de violência contra a mulher

Para pesquisadores, meninos devem ser ensinados sobre os aspectos...

O que fazer para ajudar quem está num relacionamento abusivo

Todo mundo já esteve ou conhece alguém que esteve...

para lembrar

‘Véu também é liberdade’: a vida de uma muçulmana feminista no Brasil

Dana Albalkhi, 27, veste uma jaqueta de couro, brincos...

Contra agressão a Dilma, Gleisi lança movimento pela dignidade feminina

A senadora Gleisi Hoffmann (PT) reagiu "indignada" aos adesivos...

Teologia feminista: Deus tem gênero?

Se procurarmos por teologia feminista na wikipédia surge-nos a...

Um amor que bagunce meu cabelo e não minha vida

Eu, mais que tudo, quero um amor que compartilhe...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=