Guest Post »

Há um novo “Quem é Quem?” feito em madeira e só com mulheres incríveis

Neste jogo, que já bateu todas as metas de angariação de fundos no Kickstarter, as personagens são todas mulheres inspiradoras que marcaram a história da humanidade.

Por Klara Duccini Do Hit

Serena Williams: uma das mulheres extraordinárias do jogo. – Foto: Jeff Gross via Getty Images

 

Ela ganhou um Prémio Nobel? Era uma espiã? Foi a primeira mulher a pilotar um avião? Estas são algumas das perguntas do jogo “Who’s she?’ — uma versão feminina do jogo “Quem é Quem?”, que está em processo de angariação de fundos até 5 de dezembro, no site Kickstarter.

Ao contrário do original da década de 80, em que as perguntas sobre as personagens giram em torno da aparência, neste novo jogo não interessa saber como é ela. O importante é saber o que é que ela fez.

A proposta é fazer perguntas sobre a biografia de 28 mulheres notáveis — com histórias de vida extraordinárias — para desvendar a identidade de cada uma.

Mulheres inspiradoras como uma das melhores tenistas de sempre, Serena Williams, e a primeira mulher a atravessar o oceano Atlântico de avião e sozinha —  Amelia Earhart. Além de divertir, o jogo dá ênfase às profissões exercidas pelas personalidades, com o objetivo de mostrar que as miúdas podem fazer qualquer coisa.

Os cartões contém dados biográficos, factos interessantes e anedotas sobre a trajetória de mulheres poderosas. No tabuleiro, há uma breve inscrição com o nome, a origem, as datas de nascimento e de morte e um resumo de quem foi.

O tabuleiro é feito em madeira e pintado à mão

O “Who’s She” é produzido em Varsóvia, na oficina da designer polaca Zuzia Kozerska-Girard. O tabuleiro é feito com materiais locais, como a madeira de bétula do Báltico, e os retratos são desenhados à mão pela artista Daria Golab. Um trabalho delicado e cheio de detalhes.

“Decidi lançar um projeto que fosse realmente significativo para mim e por isso tive a ideia de fazer este jogo de tabuleiro com mulheres poderosas. Eu queria torná-lo significativo, divertido e durável”, revela Zuzia, na página da campanha.

A poucos dias do encerramento da vaquinha online, a meta de 15 mil euros estabelecida pela designer, já foi ultrapassada. Quase 4 mil pessoas já investiram mais de 296 mil euros. E os números não paravam de mudar, enquanto este artigo era escrito.

O jogo pode ser entregue em qualquer parte do mundo. As encomendas para entrega em fevereiro de 2019 já esgotaram, mas ainda pode fazer um pedido para o mês de abril, a um custo de 65€, ou para o Natal pelo valor de 75€. Para chegar em Portugal, há um custo extra de 10€.

Apesar do nome, “Who’s She?” não é só para mulheres e pode ser uma fonte de inspiração para miúdos e adultos também.

 

Artigos relacionados