Geledés – Instituto da Mulher Negra recebeu, nesta semana, a informação sobre o desaparecimento de Helber Alves, jovem de 26 anos. Ele foi visto pela última vez na madrugada de quarta-feira (24), por volta das 2h, nas redondezas da estação de trem Cidade Jardim, na zona sul de São Paulo. Desde então, não há informações confirmadas sobre seu paradeiro.
Em 2023, Helber integrou a segunda turma do curso de multimídia da organização, iniciativa voltada à formação de jovens negros para a produção de narrativas próprias no campo da comunicação e do audiovisual.
A trajetória de Helber no projeto foi marcada pelo compromisso com os processos formativos e pela seriedade com que conduzia seu trabalho. Pelo seu profissionalismo, passou a atuar também em outras frentes da comunicação da organização, como forma de estimular seu desenvolvimento no audiovisual.
Helber participou da cobertura do lançamento do documentário Projeto Rappers: A Primeira Casa do Hip Hop Brasileiro, de duas temporadas do podcast Essa Geração, em parceria com a Fundação Tide Setubal, e, mais recentemente, de uma atividade com a escola de samba Unidos da Mocca, quando registrou imagens da escola e da equipe de Geledés.

Como profissional do audiovisual, demonstra atenção ao enquadramento, à edição e ao ritmo do vídeo. Seu interesse pela área faz parte de um projeto de futuro construído com dedicação e constância.
A família de Helber está mobilizada nas redes sociais em busca de informações sobre seu paradeiro. As atualizações mais recentes têm sido compartilhadas por sua irmã, Kelly Alves, por meio de seu perfil no Instagram
Geledés acompanha o caso e se solidariza com a angústia vivida por familiares e amigos, incluindo aqueles que Helber construiu ao longo de sua trajetória na organização.
Caso você tenha informações que possam contribuir para a localização de Helber, entre em contato com as autoridades ou com a família. Informações também podem ser encaminhadas pelas redes sociais de sua irmã, Kelly Alves.