Hillary Clinton almoça com Nelson Mandela na África do Sul

Enviado por / FonteDo Terra

A secretária americana de Estado, Hillary Clinton, almoçou nesta segunda-feira com o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela no povoado de Qunu (sudeste), onde o herói da luta anti-apartheid vive aposentado. Hillary e Mandela se reuniram antes de almoçar, uma honra que Nelson Mandela, 94 anos, só reserva aos convidados mais ilustres, devido ao seu delicado estado de saúde.

“Madiba não apenas representa o que está bem neste mundo, mas é um amigo próximo da secretária (de Estado), que aprendeu muito com ele”, explicou um membro da delegação americana, utilizando o nome do clã do primeiro presidente negro da África do Sul utilizado carinhosamente pelos habitantes do país.

Mandela, que está com a saúde debilitada, recebeu apenas alguns visitantes fora a sua família nos últimos anos. Ele se encontrou com o marido de Hillary, o ex-presidente dos EUA Bill Clinton, no mês passado, por ocasião do 94º aniversário do líder anti-apartheid e prêmio Nobel da paz. O único mandato de Mandela como presidente, de 1994 a 1999, ocorreu durante o governo de Clinton, e ambos encontravam-se frequentemente durante este período.

Em 1995, Mandela mostrou a Hillary e a filha Chelsea sua pequena cela na prisão em Robben Island, onde ele passou a maior parte de seus 27 anos na cadeia por tentar derrubar o regime do apartheid da minoria branca.

A última grande aparição pública de Mandela foi na final da Copa do Mundo de 2010 em Johanesburgo. Desde então, ele passa a maior parte do tempo em sua casa em Johanesburgo e na cidade de Qunu, ao leste do Cabo, perto de onde ele nasceu.

 

 

 

+ sobre o tema

Ponte entre Angola e Pernambuco

Fonte: Diário de Pernambuco - O nome já diz...

B-stylers: a nova tribo no Japão que sonha em ser negra

Um raio-x do estilo que faz adolescentes aderirem a...

Circuito Musical Palmares evidencia história da cultura afrodescendente no Brasil

Uma mistura de linguagens artísticas para narrar e refletir...

10 ideias errôneas que temos sobre a África

Uma jornalista da Namíbia, Christine Vrey, estava revoltada com...

para lembrar

Henry se recusa a falar do Barcelona e aprova estreia oficial no New York

Atacante fez um gol, mas time deixou escapar a...

“Preta de Ébano” na Zona Norte

O espetáculo infantojuvenil atualiza o papel feminino na sociedade,...
spot_imgspot_img

Carnaval 2025: nove das 12 escolas do Grupo Especial vão levar enredos afro para a Avenida

Em 2025, a Marquês de Sapucaí, com suas luzes e cores, será palco de um verdadeiro aquilombamento, termo que hoje define o movimento de...

iAMO lança seu programa de residência artística audiovisual durante Festival de Cannes

O Instituto Audiovisual Mulheres de Odun (iAMO), presidido pela cineasta Viviane Ferreira, anuncia na sexta-feira, 17 de maio, o lançamento do seu Programa de...

Cientistas revelam mistério por trás dos antiquíssimos baobás, as árvores da vida

Cientistas afirmam ter resolvido o mistério em torno da origem dos antigos baobás. De acordo com análises de DNA, as árvores teriam surgido pela primeira...
-+=