Hillary Clinton faz história e garante indicação democrata à Presidência dos EUA

A ex-secretária de Estado Hillary Clinton assegurou nesta terça-feira (26) a nomeação do Partido Democrata para a disputa da Casa Branca neste ano, se tornando a primeira mulher na história norte-americana a encabeçar a chapa de um dos grandes partidos.

Do Huffington Post

Em uma demonstração simbólica de unidade do partido, o ex-rival de Hillary, senador Bernie Sanders disse que Hillary deveria ser escolhida como candidata do partido durante a votação nominal de estado por estado na convenção democrata na Filadélfia.

Mais cedo, delegados de Dakota do Sul deram a Hillary 15 votos, lhe assegurando mais do que os 2.383 necessários para ganhar a nomeação. Hillary teve um total de 2.842, ante 1.865 votos para Sanders.

Depois de uma disputa dura com Sanders, Hillary vai agora representar o partido contra o escolhido republicano, Donald Trump, nas eleições de 8 de novembro.

Delegados gritaram “Hillary, Hillary”, quando a senadora Barbara Mikulski, de Maryland, apresentou formalmente o nome da candidata para a votação em ordem alfabética.

“Sim, nós quebramos barreiras. Eu quebrei uma barreira quando me tornei a primeira mulher democrata eleita para o Senado por direito próprio”, disse Barbara Mikulski. “Então é de todo o coração que eu estou aqui para indicar Hillary Clinton para ser a primeira mulher presidente”, afirmou.

Sanders já tinha endossado Hillary, que foi primeira-dama e senadora, mas alguns dos simpatizantes do democrata protestaram na Filadélfia contra o aparente apoio da liderança do partido para Hillary durante as primárias democratas.

Apoiadores de Hillary dizem que a sua vivência em Washington mostra que ela tem a experiência necessária para estar na Casa Branca durante momentos difíceis, quando os EUA tentam acelerar a recuperação econômica e enfrentam desafios relacionados à segurança no exterior.

Críticos a veem como complacente demais com os poderosos.

+ sobre o tema

Compromisso com a segurança

A negligência com a segurança pública levou à morte de cerca...

Meta passa a permitir que usuários classifiquem gays e trans como ‘doentes mentais’

Publicações que associem "doenças mentais" a identidade de gênero...

Brasil flagra mais de 1,6 mil escravizados em 2024, do Rock in Rio à BYD

O Brasil encontrou, pelo menos, 1.684 trabalhadores em condições...

Estudo mostra que Bolsa Família reduziu mortes por tuberculose

O programa federal de transferência de renda Bolsa Família...

para lembrar

Obama chegou a Londres

Barack Obama chegou a Londres e vai estar dois...

Onde foram parar os adultos?

Somos uma sociedade infantilizada, que não sabe perder, tem...

Afrorismo II

LEIO A TODO MOMENTO a propaganda de que os judeus...

Mano Brown é detido em São Paulo

PM diz que ele foi detido por desobediência, desacato...

‘Papai, o que vai acontecer com a gente quando Trump começar seu governo?’

Era ainda cedo e praticamente escuro. Eu e meus dois filhos corremos para conseguir entrar no ônibus que passava. Nenhum de nós queria esperar...

Tapa na cara

Começar o ano ouvindo um prefeito reeleito democraticamente fazer apologia da "liberdade de expressão em defesa da ditadura militar" (como ocorreu na capital do RS)...

Trump não convidar Lula é o novo penduricalho da extrema direita brasileira

O dia da posse de Donald Trump se aproxima, será em 20 de janeiro, e o universo bolsonarista tenta transformar o fato de Lula...
-+=