sexta-feira, dezembro 9, 2022
InícioEm PautaHillary Clinton reafirma apoio de Washington à única Ellen Sirleaf

Hillary Clinton reafirma apoio de Washington à única Ellen Sirleaf

Fonte: Angola Press –

Monrovia – A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, reafirmou hoje (quinta-feira) , na Libéria, o apoio dos Estados Unidos à única mulher chefe de Estado africana, Ellen Johnson Sirleaf, alvo de críticas por alegada participação na guerra civil liberiana.

“Hoje, a Libéria é um modelo de transição bem sucedido de uma guerra para um período pós-guerra, da anarquia para a democracia, do desespero para a esperança”, afirmou Clinton, depois de um encontro com a Presidente Ellen Johnson Sirleaf, de 70 anos.

“Vamos apoiar e iremos continuar a fazê-lo porque acreditamos que a Libéria está no caminho certo, por mais difícil que seja esse caminho”, referiu a chefe da diplomacia norte-americana, salientando o mérito e a contribuição de Ellen Sirleaf para o renascimento de uma economia devastada por 14 anos de conflito (1989-2003).

“A secretária de Estado quer utilizar esta visita para mostrar e demonstrar o apoio americano ao progresso democrático ocorrido na Libéria”, acrescentou o secretário-adjunto norte-americano para os assuntos africanos, Johnnie Carson.

Conhecida como “dama de ferro”, Ellen Sirleaf tornou-se na primeira mulher negra a chegar a Presidente no mundo em Novembro de 2006.

Apesar de continuar a figurar entre os países mais pobres do mundo, a Libéria regista actualmente uma taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de cinco porcento ao ano, uma das maiores do continente africano.

De acordo com as previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI), o crescimento deve superar os 10 porcento até 2012.

A Libéria foi a sexta etapa de um périplo por sete países africanos iniciado na semana passada pela antiga primeira-dama norte-americana, que terminará sexta-feira em Cabo Verde.

Clinton deslocou-se antes ao Quénia, África do Sul, Angola, República Democrática do Congo (RDC) e Nigéria.

Matéria original: Hillary Clinton reafirma apoio de Washington à única Ellen Sirleaf

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench