Hillary Clinton larga como favorita entre democratas para 2016

Um levantamento realizado pelo instituto de pesquisas Public Policy Polling aponta que a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, começa como ampla favorita para as primárias presidenciais do Partido Democrata de 2016 em Iowa – evento que costumeiramente abre o calendário do ano eleitoral americano.

A pesquisa aponta que Clinton receberia 58% dos votos de Iowa em uma hipotética candidatura à presidência. Em segundo lugar, com 17%, aparece o atual vice-presidente, Joe Biden. O governador de Nova York, Andrew Cuomo, ficaria em terceiro (6%), e a recém-eleita senadora por Massachusetts, Elizabeth Warren, ficaria em quarto (4%).

Também foram listados na pesquisa os governadores de Maryland, Martin O’Malley; de Montana, Brian Schweitzer; de Massachusetts, Deval Patrick; e o senador da Virgínia Mark Warner. Nenhum deles chegaria a 1% das intenções de voto.
No cenário sem o nome de Clinton, Biden aparece na liderança com 40%, enquanto Cuomo sobe para 14% e Warren, para 9%. Em caso de nem Clinton, nem Biden concorrerem, Cuomo lideraria com 30% e Warren teria 13%, ao passo que 46% não saberiam quem apoiar.

A pesquisa também perguntou sobre a impressão dos democratas de Iowa sobre os presidenciáveis. Clinton e Biden são os dos mais conhecidos e vistos positivamente pelos eleitores. A secretária de Estado tem 86% aprovação e 11% de rejeição, enquanto o vice-presidente tem 85% de aprovação e 15% de rejeição. Já Cuomo foi o único outro possível candidato a ser reconhecido pela maioria dos entrevistados.

A pesquisa ouviu 391 democratas de Iowa entre os dias 3 e 4 de novembro.

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...