Um levantamento realizado pelo instituto de pesquisas Public Policy Polling aponta que a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, começa como ampla favorita para as primárias presidenciais do Partido Democrata de 2016 em Iowa – evento que costumeiramente abre o calendário do ano eleitoral americano.
A pesquisa aponta que Clinton receberia 58% dos votos de Iowa em uma hipotética candidatura à presidência. Em segundo lugar, com 17%, aparece o atual vice-presidente, Joe Biden. O governador de Nova York, Andrew Cuomo, ficaria em terceiro (6%), e a recém-eleita senadora por Massachusetts, Elizabeth Warren, ficaria em quarto (4%).
Também foram listados na pesquisa os governadores de Maryland, Martin O’Malley; de Montana, Brian Schweitzer; de Massachusetts, Deval Patrick; e o senador da Virgínia Mark Warner. Nenhum deles chegaria a 1% das intenções de voto.
No cenário sem o nome de Clinton, Biden aparece na liderança com 40%, enquanto Cuomo sobe para 14% e Warren, para 9%. Em caso de nem Clinton, nem Biden concorrerem, Cuomo lideraria com 30% e Warren teria 13%, ao passo que 46% não saberiam quem apoiar.
A pesquisa também perguntou sobre a impressão dos democratas de Iowa sobre os presidenciáveis. Clinton e Biden são os dos mais conhecidos e vistos positivamente pelos eleitores. A secretária de Estado tem 86% aprovação e 11% de rejeição, enquanto o vice-presidente tem 85% de aprovação e 15% de rejeição. Já Cuomo foi o único outro possível candidato a ser reconhecido pela maioria dos entrevistados.
A pesquisa ouviu 391 democratas de Iowa entre os dias 3 e 4 de novembro.
Fonte: Correio do Brasil