Hilton Cobra, Presidente da Fundação Cultural Palmares visita Museu Nacional de Arte Africana em Washington

O presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), Hilton Cobra e a ministra da Cultura, Marta Suplicy, visitaram no sábado (16), o Museu Nacional de Arte Africana em Washington, Estados Unidos. Na ocasião, que contou com a companhia do governador do Distrito Federal Agnelo Queiroz, que também acompanha a comitiva, foi possível conversar com Francine Berkowitz, diretora do departamento de relações internacionais.

Nos Estados Unidos, eles estudam museus desde a concepção, conceito, arquitetura, acervo, tecnologia, sustentabilidade e atração de publico. O objetivo é uma prospecção para a construção, em Brasília, do Museu Nacional Afro-brasileiro de Cultura e Memória.

Na visitação, a comitiva ministerial foi recebida por Annette Ramirez Arellano, voluntária que fez exposição detalhada sobre a criação do museu, escolha do acervo, significado das peças, conservação e sustentabilidade.

Annette, explicou Francine, faz parte de um corpo de voluntário com mais de 6,5 mil pessoas, número que supera os 6 mil funcionários de todos os museus do Smithsonian (Fundado em 1846, o Smithsonian é o maior complexo de museus e pesquisa do Mundo. Tem iniciativas de formação para educadores em artes e de busca pelo respeito à diversidade por meio da Cultura).

Ao término da visita, a ministra Marta comentou que “o museu tem obras belíssimas” e está bem localizado. – próximo ao museu Asiático. “Este acompanhamento da visita por voluntário foi excelente, experiência exitosa e que devemos estudar melhor”, disse.

Para Hilton Cobra, o que se destacou foi a proximidade que o museu traz ao público com a arte africana. “Contribui para pensar que temos de trabalhar no Brasil com um museu que conta fatos, mas não podemos perder o lastro com a arte”.

Agenda – Para mais informações e para conferir experiências, a visita ministerial prossegue nos Estados Unidos.  Nesta segunda-feira (18), a comitiva está em Nova York, para pesquisar entre outras instituições o Museu de Arte Moderna (MoMa), espaço que é referência em criatividade. Também está no programa visitar o Schomburg Center, centro de pesquisa de cultura negra.

Jessica-Patterson-3Jessica-Patterson-4

Fonte: Palmares

+ sobre o tema

Governo de SP estuda cotas para concurso

Segundo a colunista da BandNews FM, Mônica Bergamo, projeto...

Mioma Atinge 80% Das Mulheres Em Fase Reprodutiva

Entre os sintomas que caracterizam os miomas estão...

ÔRÍ: À procura de uma imagem

Reflexões sobre a negritude no cinema brasileiro Por Ceiça...

Mulheres que bebem chá verde têm risco menor de câncer, diz pesquisa

As mulheres mais velhas que bebem regularmente chá...

para lembrar

UNICEF y UNFPA Respaldan Primera Cumbre Mundial de los Afrodescendientes

  Apreciables amigos y amigas: Representantes del Fondo de Población de...

Seminário sobre violência e juventude negra.

Na próxima terça-feira ( dia 19/4 ) as...

Negros lutam agora por segunda abolição

Por Alexandre Braga   Em 13 de maio...

O recomeço pelas mãos do AfroReggae

POR MARIA INEZ MAGALHÃES Foragido da Justiça do Paraná,...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=