HIV: Jovens invencíveis vivem para sempre. Na memória dos amigos – Por: Leonardo Sakamoto

Foto: Flávio Florido

(Antes de mais nada: eu ficava imaginando o dia em que chamaria um grupo de pessoas de “jovens” sem me colocar entre eles. É… O tempo passa, meus amigos…)

Um relatório das Nações Unidas apontou que as infecções por HIV aumentaram 11% entre 2005 e 2013 no Brasil. E que, em 2013, o país contabilizou 47% de todos os novos casos na América Latina.

Este texto não tem a mínima intenção de ser moralista. Até porque sou – orgulhosamente – um depravado. Mas é incrível o que a gente, como professor, escuta na mesa do bar, de orelhada nos corredores e mesmo através de bizarras pegadinhas da vida, que te transforma em vigário confessor, como se tivesse eu o poder para absolver alguém. Se o inferno existisse, eu ia para lá sem escalas.

De fato, falta diálogo e informação em algumas casas para que alguém prefira conversar com o seu professor do que com o pai ou a mãe. Vou resgatar um debate que já havia postado aqui dada a importância do tema.

Enfim, o fato é que assusta a quantidade de casos de jovens que, ainda, transam loucamente sem proteção. As justificativas são as mesmas de sempre: “não deu tempo”, “ele disse que não tem pereba nenhuma, “eu não vi nada de errado com ele”, “ela pareceu tão limpinha”, “imagina, uma mina, como ela, de família, não tem nada”, “ele não gozou dentro” e, uma das minhas preferidas, “eu tomo pílula”.

Além do machismo idiota que cria frases como “ah, mas se eu não fizer dessa forma, ele vai me trocar por outra”, “não quero que ele pense que eu desconfio dele” e “helloooo, o cara é o máximo! Você acha que ele vai fazer algo que me cause problemas?”.

Sim, vai sim.

Gostaria de lembrar que o sentimento de invencibilidade presente em “eu sou o pica das galáxias! Nada me atinge!” e o velho e bom “isso acontece só com quem pega mina/mano trash” encurta a vida e funciona como instrumento de seleção natural, inclusive. Tem o mesmo DNA presente em declarações de orgulho de macho-besta (“prefiro morrer do que deixar alguém enfiar o dedo onde não é bem-vindo!”), ou seja, nada vai me acontecer nunca porque tenho um impávido pênis.

A verdade é que jovens invencíveis vivem para sempre…na memória de seus amigos.

Descobri, recentemente, outras desculpas: as que usam justificativas de classe social e dados estatísticos com legitimidade duvidosa, como em “você sabe, a gente é de classe média alta. A incidência de HIV entre a gente é muito baixa, então não tem com que se preocupar”.

Tipo, roleta russa não pega quem tem dindim na conta bancária?

Ou os argumentos nonsense de quem parece ter vivido longe da civilização até agora: “ah, se der problema, posso abortar e se for doença é só tomar um remédio e sara” e “HIV só pega de homem para mulher e não o contrário”.

De acordo com a pesquisa “Juventude, Comportamento e DST/Aids” realizada pela Caixa Seguros com o acompanhamento do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde, em 2012, 40% dos jovens entrevistados não consideram o uso de camisinha um método eficaz na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis ou gravidez. Por isso, não é de se estranhar a tendência de crescimento de novas infecções pelo HIV em quem tem entre 15 a 29 anos. Nessa faixa, há 44,35 registros para cada 100 mil habitantes, enquanto a média nacional é de 20,2 para cada 100 mil.

Teoricamente, o grau de escolaridade influencia nas práticas adotadas pelos jovens. Mas o problema não reside apenas no acesso à informação, mas de como ela chega até os mais jovens. Muita coisa é percebida como “coisa chata” e blá blá blá que não lhes dizem respeito.

Interessante, portanto, é que relatar histórias de conhecidos, com uma vida igual a deles e que contraíram o vírus, choca bem mais do que os programas de conscientização tradicional. Provavelmente porque a percepção de que isso só acontece com o “outro”, o “distante”, o “diferente” se rompe quando o problema bate à porta. Fazer fluir essa informação, com uma troca de quem vive com a doença e quem não, é um trabalho lento, mas essencial.

Lembrando que não é fácil alguém mais jovem, que sente o mundo pulsando no peito, dar ouvidos a alguém mais velho em questões de comportamento. Sem contar a parte desta geração que foi criada pelos pais em um mundo de fantasia e “não gosta de notícias triste”.

Prevenir é fundamental. Mas vale lembrar que contrair HIV não é o fim do mundo. Conviver com a doença é difícil, mas possível, como milhares de pessoas fazem todos os dias por aqui. Duro é ter que aguentar o preconceito de uma sociedade que transforma quem carrega o vírus em pária.

“Sakamoto, deixa de ser idiota. Não existe esse tal preconceito.” Sim, claro, concordo com vocês. Até porque temos “amigos aidéticos” (sic) e “contaminados pela Aids” (sic), não é mesmo? Da mesma forma que temos “amigos” gays, negros, índios, nordestinos. (sic… ou sick)

É idiota e tosco manifestar qualquer forma de segregação a quem possui uma doença que não é contagiosa através do contato social. Pior ainda ouvir as justificativas esfarrapadas dadas por empregadores que barram uma promoção ou a contratação de alguém porque descobrem que a pessoa vive com HIV, apesar disso ser proibido por lei.

Os locais de convivência coletiva, como o trabalho e a universidade, podem ser usados para o diálogo, a acolhida e o apoio e a troca de informações.

Ou serem vetores de disseminação do medo, ajudando a manter o véu de ignorância que ainda cobre o assunto, e garantindo que a epidemia se espalhe ainda mais.

 

 

Fonte: Blog do Sakamoto

+ sobre o tema

O Brasil deveria comercializar o que tem de melhor: o seu povo

Ouvi no rádio um moço – que falava muito...

Em carta a Dilma, MPL lembra de índios e pede diálogo com movimentos sociais

Convidado para reunião com a presidenta, Passe Livre pediu...

Movimento negro cobra auxílio emergencial de R$ 600 e vacina para todos pelo SUS

Nesta quinta feira (18), a Coalizão Negra por Direitos,...

para lembrar

Boas escolas formam “chatos”. Escolas ruins produzem engrenagens

Uma educação imposta de cima para baixo, desconsiderando as...

No fundo do poço, há sempre um alçapão

A vida. Essa brincalhona. O promotor de Justiça em São...

“Piranhas!” – gritaram os jovens de BMW prata na noite de São Paulo

Quando fui alvejado por xingamentos por jovens machistas motorizados,...

Número de resgatados da escravidão dispara em 2023 e é o maior em 14 anos

O Brasil encontrou 3.190 trabalhadores em condições análogas às de escravo em 2023. O número é o maior desde os 3.765 resgatados em 2009. Foram...

Governo do PT da BA copia bolsonarismo em nota sobre violência policial

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia, Estado governado por Jerônimo Rodrigues (PT) e que deu ampla vitória a Lula, conseguiu produzir uma nota...

Fome atinge 22% das famílias de mulheres negras e 8%, de homens brancos

A fome esteve presente em 20,6% das famílias chefiadas por pessoas que se autodeclaram pretas, em 17% daquelas comandadas por pardas e em 10,6%,...
-+=