Hoje na história, 15 Dia da Umbanda : Homenagem pede respeito e fim do preconceito

A Câmara realizou nesta segunda-feira (12), sessão solene em homenagem aos cultos afrodescendentes. A solenidade foi sugerida pelo deputado Vicentinho (PT-SP) em comemoração ao dia 15 de novembro, sancionado este ano, pela presidenta Dilma Rousseff, como o Dia da Umbanda. Além disso, o parlamentar anunciou a criação de um selo dos Correios em homenagem à Umbanda.

Dia da Umbanda : Homenagem pede respeito e fim do preconceito

A Câmara realizou nesta segunda-feira (12), sessão solene em homenagem aos cultos afrodescendentes. A solenidade foi sugerida pelo deputado Vicentinho (PT-SP) em comemoração ao dia 15 de novembro, sancionado este ano, pela presidenta Dilma Rousseff, como o Dia da Umbanda. Além disso, o parlamentar anunciou a criação de um selo dos Correios em homenagem à Umbanda.

Em discurso, Vicentinho ressaltou a importância da criação do Dia Nacional da Umbanda, considerado por ele como uma grande vitória e que precisa ser comemorado. Segundo ele, a religião sofre muito preconceito dentro do Congresso Nacional. “A Constituição prevê direitos iguais e respeito às religiões, mas a gente percebe que existe discriminação na Câmara, no Senado”, disse o parlamentar. Ele avaliou a iniciativa da presidenta Dilma como uma demonstração de respeito à religião. Ainda, segundo o deputado, conforme conversa com a presidência dos Correios, o selo que trará em sua estampa imagens que cultuam a religião, será lançado no próximo ano.

A deputada Erika kokay (PT-DF) participou da solenidade e parabenizou os umbandistas e o deputado Vicentinho pela homenagem. “Falar de umbanda é falar de amor, de solidariedade, porque o terreiro é de todos e todas” disse a parlamentar. Além disso, a deputada avaliou a sanção da presidenta como um reconhecimento do débito que o país tem com a religião. Para ela, a umbanda tem resistido ao preconceito e conservado a cultura afrodescendente no país.

Para o presidente da Federação de Umbanda e Cultos Afro Brasileiros de Diadema, Cássio Ribeiro, a instituição da data comemorativa trará mais força à religião e ajudará a reduzir o preconceito sofrido pelos umbandistas.

(Andre Lage, PT na Câmara)

Fonte: Blog do PT

+ sobre o tema

Seu Jorge fala sobre música tema do Pan-Americano; veja trechos

Cantor brasileiro gravou canção em parceria com mexicano Alejandro...

Site resgata obras inéditas de Chiquinha Gonzaga

  Primeira maestrina do Brasil, pioneira na luta...

O documentário ‘Anderson Silva: Como Água’ será lançado no Brasil em 2012 – Trailer

O documentário "Anderson Silva: Como Água" será lançado no...

para lembrar

África pop da Imperatriz quer exaltar o negro e combater o preconceito

Carros coloridos têm inspiração em trabalho de artista e...

Grandes escolas retomam a africanidade

  Meu Deus, dessa vez, o tema da...

Festival promove no Ceará atividades de capoeira e cultura negra

Promover a cultura afrodescendente e a arte da capoeira....

Império da Tijuca homenageia mulher negra é a campeã da Série A no Rio

A última vez que a escola esteve no Grupo...
spot_imgspot_img

Saiba quem é Mayara Lima, a princesa de bateria que viralizou na internet

Mayara Lima, cujo vídeo ensaiando com a bateria da Paraíso do Tuiuti em perfeita sincronia viralizou na última semana, tem só 24 anos, mas mais da...

Semana de 22: clubes negros mostraram um Brasil além de A Negra, de Tarsila

O mês de fevereiro de 1922 foi bastante agitado em São Paulo por conta do início daquele que viria a ser o marco do...

Festival Perifericu celebra processos artísticos LGBTQIA+ realizados nas periferias

São Paulo, janeiro de 2022 - O Perifericu – Festival Internacional de Cinema e Cultura da Quebrada, evento que tem como objetivo valorizar as...
-+=