Hoje, na História, 28 de agosto de 1963, há 50 anos acontecia Marcha em Washington DC

Enviado por / FonteDa BBC Brasil

Há 50 anos, no dia 28 de agosto de 1963, mais de 200 mil norte-americanos se juntaram à marcha na capital americana, Washington DC, exigindo justiça igual para todos os cidadãos perante à lei.

O fotojornalista americano Leonard Freed registrou o evento, e suas fotos estão no aclamado livro ‘This is the Day: The March on Washington‘.

Naquele dia, uma multidão inter-racial ouviu Martin Luther King fazer seu famoso discurso “I have a dream” (“Eu tenho um sonho”), prevendo uma época em que a liberdade e a igualdade para todos se tornariam uma realidade nos Estados Unidos.

Em 1964, o Congresso americano aprovou a Lei dos Direitos Civis, que proíbe todas as formas de discriminação contra as minorias raciais, étnicas, nacionais e religiosas, e também a discriminação contra as mulheres.

Para marcar o 50º aniversário da marcha histórica, as fotos de Freed, junto ao trabalho de fotógrafos afro-americanos, estão em exposição na Biblioteca do Congresso e na Biblioteca do Memorial Martin Luther King, Jr., em Washington DC.

Eu tenho um sonho” – Português

 

+ sobre o tema

Sherrie Silver, a coreógrafa por trás do sucesso ‘This is America’, de Childish Gambino

Incensado pela crítica, o videoclipe de "This is America",...

Lázaro Ramos: ‘Os não negros precisam entender o lugar de escuta’

Aos 38 anos, Lázaro Ramos é referência para jovens...

Quem são os caubóis negros esquecidos por Hollywood?

Por: Sarfraz Manzoor O filme de Quentin Taratino...

‘As Cores da Serpente’, um documentário muito além do grafite

Com direção de Juca Badaró, o filme ''As Cores...

para lembrar

spot_imgspot_img

James Earl Jones, a voz de Darth Vader e de Mufasa, morre aos 93 anos

O ator e dublador James Earl Jones, eternamente lembrado como a voz do vilão Darth Vader, morreu nesta segunda (9) aos 93 anos, em...

Museu da Cultura Afro-Brasileira receberá obras repatriadas dos EUA

Depois de se consolidar como um concorrido espaço de exposição de arte, atraindo mais de 150 mil visitantes em apenas 4 meses de reinaugurado,...

Obra de Lupicínio Rodrigues antecipa onda da “sofrência”

Muito antes da atual onda de “sofrência”, o cancioneiro brasileiro era povoado por músicas de “dor de cotovelo”. Este era o nome que se...
-+=